Ir para o conteúdo
AmazonasManauscmm

Na primeira sessão de julho, CMM delibera 13 Projetos de Lei

Os PLs seguiram para a apreciação dos membros da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa Legislativa

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberaram no plenário Adriano Jorge, durante a Sessão Plenária desta segunda-feira (03/07), 12 Projetos de Lei (PLs) que tratam, entre outros assuntos, sobre a realização palestras com temas relacionados ao Direito Ambiental na rede pública de educação.

De autoria da vereadora Yomara Lins (PRTB), o Projeto de Lei que tomou o nº 253/2023, trata sobre a realização de palestras com temas relacionados ao Direito Ambiental na rede municipal de ensino, que poderão ser realizadas preferencialmente no mês de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Projeto de Lei que tomou o nº 378/2023, de autoria do vereador Jander Lobato (PP), quer proibir o desconto no salário de cobradores e motoristas, em casos de roubos a ônibus em que a renda do coletivo tenha sido subtraída. A matéria estabelece, ainda, que a empresa concessionária de transporte coletivo deverá prestar assistência psicossocial aos cobradores e motoristas vítimas de assaltos aos ônibus do transporte coletivo, com o intuito de tratar possíveis lesões sofridas.

Outro PL deliberado durante a Sessão dispõe sobre a instalação de um “botão do pânico” em todas as escolas, creches, Centros Municipais de Educação Infantil da capital. A pauta diz, ainda, que esta medida será de fundamental importância para toda a sociedade manauara, não apenas aos alunos e servidores, em especial aos pais que ficarão mais tranquilos que as implementações da segurança, e proporcionará maior tranquilidade social em face da prevenção à violência. A matéria é de autoria do vereador Dr. Eduardo Assis (Avante)

Os PLs foram enviados para apreciação dos membros da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa Legislativa.

Reivindicação

Durante os discursos dos parlamentares no Pequeno Expediente, o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), concedeu tempo de fala ao representante do Sindicato dos Professores e Pedagogos das Escolas Públicas de Manaus (Asprom Sindical), Lambert Melo, para que ele pudesse expor um dos principais anseios da categoria, atualmente, que é a volta do auxílio-alimentação em dinheiro, junto com os vencimentos mensais.

Recentemente o Executivo Municipal anunciou a mudança na forma de pagamento do benefício aos profissionais da educação, passando a ser disponibilizado por cartão individual. Alguns profissionais da área também estiveram na galeria do plenário Adriano Jorge para se manifestar contra esta decisão.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes