Neste fim de semana, o navio que fará a dragagem do rio Amazonas no trecho de 200 quilômetros entre a foz do rio Madeira e a Costa do Tabocal, em Itacoatiara, atracou em Manaus. O maquinário ajudará a aliviar a travessia de embarcações no local. As informações são do site AM1.
Após a admissão e inspeção, o navio seguirá para Itacoatiara, onde dará início à dragagem dos trechos.
“A draga que vai fazer o serviço de dragagem dos pontos principais, onde você tem problemas de navegabilidade na época da estiagem, já está em Manaus e está sendo encaminhada para esses pontos para começar as dragagens, fazendo com que o nosso rio Amazonas fique navegável o ano inteiro e a gente evite qualquer tipo de paralisação na navegação”, afirmou o Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas.
A intervenção visa mitigar os impactos da estiagem, assegurando que o transporte fluvial continue a operar de forma segura e eficiente.
“Essas medidas, juntamente com a questão dos postos avançados, que foram colocados pelos operadores logísticos em Itacoatiara, já minimizaram bastante os impactos da estiagem este ano. Para o próximo ano e os seguintes, teremos muito menos problemas relacionados à estiagem. Este ano, quase não tivemos paralisações no Polo Industrial de Manaus, e a tendência é que, nos próximos anos, isso se mantenha, permitindo a produção e o recebimento de insumos sem interrupções”, completou Gustavo Igrejas.