Um requerimento de autoria da deputada Nejmi Aziz, ao governador do estado, Wilson Lima (PSC), está em trâmite na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), com o objetivo de solicitar a prioridade na vacinação para os profissionais de segurança armada, vigilância e agente de portaria do Estado do Amazonas.
A deputada afirma que esses profissionais, no exercício de suas funções, encontram-se por um longo período de tempo, atendendo a população em locais públicos e privados, estando expostos constantemente à contaminação da covid-19. "É necessário a priorização dos trabalhadores deste grupo. É uma questão de preservação de suas vidas", destacou a deputada.
O estado do Amazonas encontra-se na fase laranja, o que representa risco moderado para transmissão da covid-19. Segundo dados do painel geral do Ministério da Saúde, atualizados na última terça-feira (25), o Amazonas registra mais de 383.380 casos de contaminação pelo novo coronavírus e mais de 12.935 óbitos.
Recentemente, a Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), emitiu um alerta considerando a possibilidade de uma terceira onda da covid-19 no estado. A avaliação de risco passou de 16 para 19 pontos.
Segundo a deputada, "A vacinação é uma ferramenta muito importante para conter a pandemia. Esse grupo de trabalhadores, estando imunizados, não serão acometidos pelo vírus, e consequentemente, não irão transmitir para outras pessoas, seja no local de trabalho ou em casa, com as suas famílias."
O requerimento está em tramitação na Aleam, e será votado após cumprir os trâmites legais.