Ir para o conteúdo

Nova gestão da EST/UEA toma posse, adota ritmo veloz e já mostra avanços

Sob o comando do Prof. Dr. Jucimar Junior, unidade imprime novo ritmo de trabalho para aproveitar potencial tecnológico inexplorado em benefício do Amazonas

A Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) está sob nova gestão desde o início deste mês. A unidade acadêmica passou a ser administrada pelos professores Dr. Jucimar Maia Júnior e Dra. Samantha Pinheiro, diretor e coordenadora de qualidade de ensino, respectivamente, eleitos para o biênio 2023-2025.

Os novos gestores foram empossados pelo reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, no começo desta semana, junto aos demais vencedores das eleições internas do mês de julho. Mesmo antes do ato formal, a nova gestão da EST já havia dado início ao seu plano de trabalho, adotando ritmo acelerado para desenvolver o potencial ainda inexplorado da unidade em termos de tecnologia e inovação.

"Agradeço a cada professor, a cada estudante e a cada técnico-administrativo que confiou em nosso lema, 'Somos uma só EST'. Tenho muito orgulho da campanha limpa e propositiva que fizemos. Não tenho dúvidas de que, juntos, faremos uma administração sem precedentes, com avanços tanto para a nossa comunidade acadêmica como para o Amazonas", declara o diretor Jucimar Júnior.

Desde os primeiros dias da nova gestão, Jucimar e Samantha têm se concentrado em três principais frentes de trabalho: promover novas iniciativas, receber demandas da comunidade e reorganizar a 'casa'. Essa arrumação inclui o resgate de serviços básicos, a exemplo da conexão wi-fi da biblioteca, que voltou a funcionar na Semana da Pátria.

"Depois de quatro anos, finalmente vou poder usar a biblioteca", comentou um estudante do curso de Engenharia de Produção na publicação das redes sociais que anunciava o retorno do acesso livre à internet sem fio. "Uma coisa que não foi feita nas duas gestões passadas", escreveu outro aluno.

Novas oportunidades

Ainda na primeira semana, a busca por parcerias institucionais também foi retomada na EST. A convite da nova gestão, uma comitiva de empresários associados ao Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) fez uma visita técnica ao parque tecnológico para conhecer a infraestrutura existente e discutir novos investimentos na unidade.

As ferramentas digitais se tornaram o principal canal de diálogo entre a direção e a comunidade da EST. Além de renovar o padrão visual e a estratégia de uso de redes sociais, a nova gestão disponibilizou o e-mail comunicacao_est@uea.edu.br para democratizar a divulgação ao público das ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação desenvolvidas internamente.

"Mais que promover essa retomada que a EST merece, vamos fazê-la honrar seu título de Escola Superior de Tecnologia. A professora Samantha e eu vamos trabalhar incansavelmente para que a nossa escola volte a ser reconhecida como um centro de excelência, com resultados produtivos, aproveitando o seu potencial incrível e inexplorado", ressalta o diretor.

Currículo

Eleito diretor para o biênio 2023-2025, Jucimar Maia da Silva Júnior é natural de Manaus (AM) e tem 51 anos de idade. É engenheiro de software pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Atua como professor da EST desde 1999, ainda na antiga Utam. Já foi subsecretário de Ciência e Tecnologia da Informação da Prefeitura de Manaus de 2005 a 2007. Na UEA, leciona no curso de Sistemas de Informação e coordena a Pós-Graduação em Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos.

Jucimar Júnior já se notabilizava pelos projetos de êxito que encabeçou na EST. O atual diretor é idealizador e cientista-chefe do Ludus Lab (Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa) e, também, coordenador-geral da Academia Stem (Science, Technology, Engineering & Mathematics), que capacita estudantes, em parceria com a Samsung.

Coordenadora de qualidade de ensino da nova gestão, Samantha Coelho Pinheiro tem 42 anos e nasceu em Manaus. É Bacharel e Mestre em Engenharia Civil pela Ufam e Doutora na mesma área pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Já coordenou o curso de Engenharia Civil da UEA e chefiou o Laboratório de Materiais e Estruturas da EST. Antes de ser eleita para a direção da unidade, foi coordenadora de qualidade do Laboratório de Ensaios de Produtos (Lapeb-UEA), desenvolvendo pesquisas científicas em materiais não convencionais, nanopartículas, entre outros.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes