Ir para o conteúdo

Proposta de criação de Zona Franca no Centro-Oeste reacende alerta na bancada do Amazonas

Em 2023, a atuação do deputado federal licenciado Saullo Vianna foi responsável por brecar a criação de uma zona Franca no Vale do Jequitinhonha

Saullo Vianna vem se mostrando grande defensor do modelo amazonenense - Foto: Ascom

A recente aprovação, na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, do projeto que propõe a criação da chamada Zona Franca do Distrito Federal (ZFDF) reacendeu um alerta no Amazonas: proteger o modelo da Zona Franca de Manaus (ZFM) exige vigilância e atuação política firme.

Em meio a esse cenário, o nome do deputado Saullo Vianna ressurge como referência na defesa da ZFM. Em 2023, Saullo foi peça-chave para barrar o avanço de um projeto semelhante que tentava criar a Zona Franca do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Com atuação técnica e política articulada, o parlamentar pediu vista da proposta, elaborou parecer contrário e liderou a movimentação que culminou na rejeição do projeto na comissão.

A atuação de Saullo Vianna é considerada exemplar por mostrar que não basta apenas acompanhar — é preciso agir com estratégia, conhecimento e capacidade de articulação. Seu trabalho demonstrou que a defesa da Zona Franca de Manaus exige liderança, preparo e compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O novo projeto que busca criar incentivos fiscais para o Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais reacende a necessidade de mobilização da bancada do Amazonas. Mais do que nunca, o exemplo de Saullo Vianna evidencia que a proteção da ZFM depende de quem está disposto a liderar, articular e defender com firmeza um dos maiores patrimônios econômicos e ambientais do Brasil.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes