Um novo semáforo, instalado no cruzamento das avenidas Umberto Calderaro e Belo Horizonte, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus, começou a operar na manhã deste domingo (23/02). Conforme o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), o intuito é melhorar a fluidez do trânsito e aumentar a segurança de motoristas e pedestres. A matéria é do site Toda Hora.
Agentes de trânsito vão monitorar o novo equipamento nos primeiros 15 dias, para avaliar a adaptação dos condutores e realizar ajustes, caso necessário. Além disso, campanhas de orientação sobre as mudanças na sinalização serão intensificadas.
"Existem muitos sinistros nesse trecho. Para solucionar, colocamos nossos técnicos para realização de estudos, foi feita uma contagem semafórica na área. Havia uma necessidade dos pedestres fazerem uma travessia na Umberto Calderaro. Os motoristas que precisavam cruzar a Belo Horizonte, com a Umberto Calderaro ficavam 15 a 20 minutos para fazer a travessia. Isso deve melhorar com a implantação do conjunto semafórico", disse o vice-prefeito Renato Júnior, na manhã deste domingo "A cada três sinistros registrados aqui, dois eram com vítimas fatais ou lesionadas. Nossa prioridade é preservar a vida".
O vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, explica que a nova sinalização será sincronizada com as já existentes nos cruzamentos da Umberto Calderaro com a Rua Salvador, e com a Avenida André Araújo.
“Vamos sincronizar este novo semáforo com o anterior, que já existe no Umberto Calderaro. Será esperado o momento certo para quem vem pela avenida André Araújo e faz a conversão à direita para entrar na Umberto Calderaro, porque estes vêm em menor velocidade e vão encontrar o semáforo fechado", explicou Leda.
Avaliações
Para Mariane Silveira, a sinalização no local era precária. “Para atravessar a avenida e chegar até o trabalho, era complicado. Sem semáforo nem faixa de pedestres, então tínhamos que arriscar o momento certo para atravessar, correndo risco de ser atropelada. Espero que a situação melhore agora”, relatou.
O especialista em trânsito Rafael Cordeiro alerta para possíveis retenções na via. “Segundo o Immu, não haverá impacto no trânsito para quem passa neste trecho, o que é questionável, já que mais um grupo semafórico, ou seja, mais um ponto de retenção, tende a obrigar os veículos a pararem, colaborando na formação de lentidão na Umberto Calderaro e vias adjacentes. Portanto, a perspectiva é que haja aumento considerável no congestionamento”, explicou.
O especialista também chamou atenção para a ladeira no local onde o novo semáforo foi instalado. “A inclinação do terreno pode contribuir sim para a ocorrência de algum tipo de sinistro”, ressaltou. “Algo que o Immu não informou é se esse novo equipamento será do tipo "inteligente", ou seja, se a programação do tempo será fixa ou ocorrerá conforme a demanda de cada horário”.
Intervenções
A ação na avenida Umberto Calderaro Filho faz parte de um conjunto de obras que a Prefeitura de Manaus vem realizando para reduzir congestionamentos e melhorar a mobilidade urbana. Recentemente, foram concluídas intervenções nas avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Lóris Cordovil e na rua da Indústria, resultando em uma redução significativa no tempo de deslocamento. Até o fim deste ano, outras 19 intervenções serão realizadas.