O jornal norte-americano The New York Times publicou nesta quinta-feira (27) um vídeo dizendo que a eleição presidencial no Brasil "vai definir o futuro do planeta" e que o vencedor "herdará o controle de mais da metade da floresta amazônica". Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições em 30 de outubro.
No vídeo de seis minutos, o NYT condena a gestão ambiental de Bolsonaro e cita medidas adotadas pelo governo, como o desmonte das agências de fiscalização, além do aumento do desmatamento, o descaso do presidente com as terras indígenas e sua proximidade com o agronegócio.
"As elites do agronegócio brasileiro o amam por isso. Eles fizeram bilhões conforme ele transformava a floresta em terras agrícolas", diz trecho do vídeo do NYT.
O jornal lembra que Lula promete acabar com o desmatamento da Amazônia e que, nos mandatos anteriores, ele "provou ser duro com o crime ambiental e entregar resultados".
No vídeo, o NYT diz que o resultado da eleição brasileira é um assunto importante para todo o mundo. "O dia mais importante para o planeta Terra —e sua sobrevivência —é 30 de outubro".