O jornal norte-americano The New York Times publicou nesta quinta-feira (27) um vídeo dizendo que a eleição presidencial no Brasil "vai definir o futuro do planeta" e que o vencedor "herdará o controle de mais da metade da floresta amazônica". Os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam o segundo turno das eleições em 30 de outubro.
No vídeo de seis minutos, o NYT condena a gestão ambiental de Bolsonaro e cita medidas adotadas pelo governo, como o desmonte das agências de fiscalização, além do aumento do desmatamento, o descaso do presidente com as terras indígenas e sua proximidade com o agronegócio.
"As elites do agronegócio brasileiro o amam por isso. Eles fizeram bilhões conforme ele transformava a floresta em terras agrícolas", diz trecho do vídeo do NYT.
O jornal lembra que Lula promete acabar com o desmatamento da Amazônia e que, nos mandatos anteriores, ele "provou ser duro com o crime ambiental e entregar resultados".
No vídeo, o NYT diz que o resultado da eleição brasileira é um assunto importante para todo o mundo. "O dia mais importante para o planeta Terra —e sua sobrevivência —é 30 de outubro".
On Sunday, Brazilians go to the polls to elect their next president. But at stake is something far more important than the leadership of the largest economy in South America. pic.twitter.com/WKbaX9sdF0
— New York Times Opinion (@nytopinion) October 27, 2022