A partir desta terça-feira, 17/9, foi iniciada a instalação dos tapumes para a construção do novo complexo viário do Manoa. A obra integra as ações anunciadas pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em homenagem aos 350 anos da cidade, comemorados no dia 24 de outubro. Nessa primeira fase, os tapumes ocupam a faixa da esquerda da avenida Max Teixeira, zona Norte, junto ao canteiro central, nos dois sentidos da via. A circulação de veículos fica em duas faixas, como resultado do estreitamento da avenida durante a obra.
Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) atuam no local para monitorar a circulação dos veículos e pedestres, a fim de garantir a segurança viária no trecho com movimentação de máquinas e operários.
A criação do novo complexo viário do Manoa vai impactar na melhor fluidez no trânsito do local, por onde circulam cerca de 12 mil veículos hora/pico. Com uma área de abrangência de 283 mil metros quadrados, o complexo viário será composto por um viaduto, que transpassará por cima de uma rotatória, e um sistema binário de tráfego na área dos bairros Mundo Novo e Cidade Nova.
Nessa primeira etapa, além do isolamento da área, os trabalhos se concentram na instalação do canteiro de obras. Os serviços seguirão com a construção da rotatória. Orçada em R$ 47,1 milhões, a obra está sendo executada pelo consórcio formado pelas empresas JNasser Engenharia Ltda. e Construtora Soma Ltda., vencedoras da licitação, sob a fiscalização da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). O prazo para execução é de 360 dias.