Ir para o conteúdo
AmazonasobrasCigásManaus

Obras da Cigás chegam ao bairro Cidade de Deus na zona norte de Manaus

Trecho do gasoduto Norte-Leste será executado a partir do Museu da Amazônia (Musa)

Foto: Divulgação/Cigás

A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciou, nesta segunda-feira (14/07), as obras para implantação de mais um trecho da rede de distribuição de gás natural (RDGN). Desta vez, a área a ser abrangida será a avenida Margarita, nas proximidades do Museu da Amazônia (MUSA), bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

As obras fazem parte do gasoduto Norte-Leste. O objetivo é interligar dois importantes ramais já existentes (Aparecida e Mauá) da rede de distribuição de gás natural de Manaus. Por meio do empreendimento, pretende-se ampliar a malha de atendimento de usuários de gás natural e promover maior eficiência energética para a capital, em benefício do desenvolvimento da infraestrutura urbana.

As atividades na avenida Margarita seguem preferencialmente o método não destrutivo, que consiste na abertura de furos direcionais para a passagem subterrânea da tubulação, reduzindo o máximo possível de impactos no tráfego e no cotidiano da comunidade. Também será utilizado o método tradicional, por vala aberta, em alguns trechos da via. Outro trecho desse mesmo empreendimento está sendo feito na avenida Autaz Mirim.

Trecho que receberá obra - Foto: Divulgação

Gasoduto UTE Manaus 1
Outro grande projeto de obras da Cigás é o Gasoduto UTE Manaus 1. Essa frente de obra está avançando para a avenida Autaz Mirim, com a implantação de um novo trecho de 1,526 quilômetro, compreendido entre as proximidades do empreendimento Rock Café até a rotatória do bairro Armando Mendes.

Paralelamente, seguem os serviços de recomposição asfáltica definitiva em vias já contempladas pelas intervenções, incluindo a rua Desembargador César do Rego, rua Desembargador Anísio Jobim e avenida Cosme Ferreira, até as proximidades do Posto Atem “Mauá”. As atividades também continuam na avenida Solimões, em direção à avenida Guaruba.

Todos os procedimentos de obras da Cigás são sendo executados com base em rígidos protocolos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional (SMS). Após a realização das atividades, é realizada a pavimentação e recomposições conforme os padrões técnicos exigidos pelos órgãos públicos competentes, assegurando qualidade, durabilidade e segurança para o tráfego local.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes