Ir para o conteúdo

Obras de esgotamento sanitário chegam no Manoa; 16 mil moradores serão beneficiados

O local recebe a implantação de mais de 30 mil metros de rede coletora, além de 02 elevatórias.

O conjunto Manoa, localizado no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus, recebe obras de implantação de esgoto. Ao todo, serão instalados mais de 30 mil metros de redes coletoras, que irão transportar todo esgoto produzido nas residências para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, localizada na mesma região. Duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) também serão construídas.

A obra irá beneficiar aproximadamente 16 mil pessoas. A previsão é que o serviço seja concluído em dezembro deste ano. As equipes atuam de segunda a sábado, das 8h às 18h. Além do Manoa, comunidades localizadas as adjacências do conjunto também irão receber a estrutura.

A diarista Vanderlize Farah mora no local há 32 anos e vê na chegada da estrutura a esperança em dias melhores. “Hoje, o esgoto passa aqui na frente das nossas casas. Eu gasto dinheiro comprando produtos para jogar na rua e tentar melhorar, mesmo assim vivemos nessa sujeira que faz mal para gente. Com a chegada do esgoto tudo vai mudar. A rua vai ficar sequinha, vai dar gosto em se sentar na frente de casa, nossa vida vai melhorar muito”, relata a moradora.

Equipes de conscientizadores também atuam no local com visitas porta a porta para esclarecer os moradores da região sobre a importância do novo serviço que está sendo implantado. Durante estas visitas, os colaboradores explicam sobre a obra, o prazo de execução e os benefícios do esgotamento sanitário.

Além das redes coletoras, o local também receberá a construção de duas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). Esta estrutura é responsável por bombear o esgoto coletado nas residências até uma estação de tratamento.

“A região do Manoa faz parte do plano de expansão de esgoto na zona Norte. Só nesta área temos mais de quatro mil residências mapeadas. O local também tem como característica uma grande variação de altitude, com pontos baixos, médios e altos. Após estudos na área verificamos a necessidade de implantar além das redes coletoras, as elevatórias. Desta forma o sistema irá funcionar e, de fato, trazer todos os benefícios gerados pelo serviço de esgotamento sanitário”, destaca o gerente de Operações da Águas de Manaus, Jean Damaceno.

Após a implantação da rede coletora, as equipes realizam a instalação do Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na calçada de cada imóvel. É por meio dele que o morador irá se interligar ao sistema que transportará o esgoto coletado para a ETE Timbiras. Lá, o esgoto passará por um minucioso tratamento para retirada das substâncias poluentes. Somente após todo este processo, o efluente será devolvido ao meio ambiente, livre de contaminações.

Trata Bem Manaus

Lançado no início deste ano, o Trata Bem Manaus tem como objetivo a universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense até 2033.

Para isso, serão implantadas mais de 2,7 milhões de redes coletoras de esgoto, além da construção de mais de 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs). Somente neste ano, serão cerca de 200 mil metros de rede instalados em diversas áreas da cidade. A partir destes investimentos, a cidade ganha com melhoria na qualidade de vida, saúde e do meio ambiente.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes