O prefeito de Manaus, David Almeida, visitou nesta segunda-feira (21) o canteiro de obras do parque Encontro das Águas – Rosa Almeida, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital. O espaço, com vista para o encontro dos rios Negro e Solimões, é apontado como uma das futuras atrações turísticas da cidade.
O projeto, único no Amazonas assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, está sob responsabilidade do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). A obra segue com frentes de trabalho concentradas na contenção do talude, etapa essencial para garantir a estabilidade do terreno às margens do rio. Segundo técnicos, a variação do nível das águas exige soluções de engenharia avançadas, como estacas-pranchas metálicas e injeção de concreto especial (jet grout) para reforço do solo.
Até agora, foram implantadas 166 estacas na parte superior do terreno, e outras 111 devem ser instaladas próximo ao nível do rio. Paralelamente, a prefeitura executa obras de urbanização, como construção de quiosques, drenagem, estacionamento, paisagismo e acessos.
O parque terá um mirante panorâmico voltado para o fenômeno natural do encontro das águas, museu em formato de oca, restaurante suspenso, trilhas ecológicas, playground, áreas de contemplação e espaços para atividades culturais. A entrega está prevista para 25 de dezembro de 2025, com a promessa de consolidar o local como um dos principais cartões-postais de Manaus.