Ir para o conteúdo

Oficina prepara comunidade Parque das Tribos para implantação de sistema de plantio

Evento terá participação de moradores, conhecedores do tema e técnicos da área com o enfoque em matéria-prima para artesanatos, alimentos saudáveis e medicina indígena

Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, o Centro Cultural Mainuma, no Parque das Tribos, em Manaus, se tornará o epicentro de uma iniciativa pioneira: a Oficina Cultura Regenerativa, com foco em artesanato, segurança alimentar e medicina indígena, que surge como preparação para a implementação de um sistema de plantio na Reserva Nascente das Tribos. Os horários serão das 13h às 18h na quinta-feira e das 8h às 18h na sexta-feira e no sábado.

A concepção inicial partiu do coordenador do projeto, Eric Brosler, engenheiro florestal que há mais de 10 anos vem incentivando as culturas tradicionais amazônicas e apoiando agricultores locais na região. Esta ideia foi desenvolvida em parceria com a Associação Indígena e de Moradores do Parque das Tribos, representada pela Cacica Lutana e Samia Gonzaga. O projeto foi contemplado pelo edital PROGRAMA MANAUS FAZ CULTURA 2023, da Prefeitura de Manaus, e está alinhado ao Programa de Cultura Itinerante do município.

Para o engenheiro florestal, a oficina proporcionará a união de saberes tradicionais com conhecimentos técnicos. “O evento visa proporcionar a união dos saberes tradicionais com os saberes técnicos da natureza, proporcionando regenerar às terras do Parque das Tribos, trazendo mais vida ao solo e disponibilidade de recurso aos moradores, sendo matéria-prima para artesanatos, alimento saudável e medicina”, explica Brosler.

Durante os três dias de evento, serão abordadas teorias e práticas sobre agrofloresta, agricultura orgânica e agroecologia. Um sistema de plantio será implantado na Reserva Nascente das Tribos, com a participação de moradores locais, especialistas e técnicos da área.

O objetivo é regenerar o ambiente e as pessoas, promovendo mais saúde e bem-estar através do intercâmbio de conhecimentos e práticas, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e o respeito à cultura local, o coordenador do projeto ainda pontua que a oficina visa fortalecer os laços comunitários e criar um futuro mais sustentável para todos.

“A expectativa é que a iniciativa não apenas regenere o ambiente, mas também promova a saúde e o bem-estar da comunidade, através do intercâmbio de conhecimentos e práticas”, informa o engenheiro florestal.

O plantio agroflorestal agroecológico, pela agricultura regenerativa, considera os princípios que regem a natureza, além da interação com os conhecimentos tradicionais, envolvendo os cultivos biodiversos, técnicas de avaliação das alturas e evolução das espécies, manejo sustentável do solo, criando processos eficientes de abundância de produção, pelo manejo adequado das plantas, gerando o aumento da quantidade e qualidade de vida no sistema.

Evento: Oficina Cultura Regenerativa, com enfoque em artesanato, segurança alimentar e medicina indígena.

Quando: Dias 22, 23 e 24 de fevereiro

Horário: 13h às 18h na quinta-feira e das 8h às 18h na sexta-feira e no sábado.

Local: Centro Cultural Mainuma, no Parque das Tribos

Informações: (92) 99105-0129 | (92) 98236-4505

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes