Ir para o conteúdo

Olhar do Norte Lab promove atividades gratuitas no Palacete Provincial

Programação com workshop e palestras acontece nesta sexta-feira e as inscrições já estão disponíveis

Evento acontece no Palacete Provincial

A primeira edição do Olhar do Norte Lab promove, nesta sexta-feira (25/04), atividades gratuitas no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, no Centro. A programação com workshop e palestras acontece das 8h às 17h e as inscrições estão disponíveis no site festivalolhardonorte.com.

O laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais é uma iniciativa da Artrupe Produções, que, em março, selecionou seis curta-metragens e dois longa-metragens para consultoria com os diretores Diego Bauer, Victor Kaleb e Guto Parente. Os participantes estão em processo de assessorias de produção e direção de fotografia.

“No evento, os selecionados vão ler e discutir os projetos com o objetivo de aprofundá-los ainda mais e criar conexões para os seus realizadores. É um projeto importante porque vamos na raiz da cadeira: os roteiros”, explica César Nogueira, que integra a equipe da Artrupe Produções. “Será um dia inteiro dedicado ao roteiro audiovisual, com palestras e encontros inspiradores”.

Programação

Das 10h às 12h, acontece o workshop “Da primeira ideia à projeção: o processo de autoria de ponta a ponta”, com Guto Parente. Um estudo de caso do longa “Estranho Caminho”, de 2023, vai abordar todas as etapas do processo criativo, da ideia ao filme finalizado.

Das 14h às 16h, Bea Góes vai ministrar a palestra “Introdução à formatação de roteiro de forma prática”, com uma demonstração ao vivo de como se escreve um roteiro, com dicas de ferramentas gratuitas e pagas.

Das 16h às 17h, Keila-Sankofa traz o tema “O roteiro em uma única imagem: Sankofa, retorne e pegue” para palestra, numa reflexão sobre memória, narrativa e ancestralidade a partir dos processos criativos da artista.

O projeto tem o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, no Edital nº 004/2023 – Audiovisual – por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Prefeitura de Manaus através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes