Reeleito com mais de 760 mil votos para o seu segundo mandato no Senado Federal, Omar Aziz (PSD-AM) tomou posse nesta quarta-feira, dedicando esta nova etapa política aos ribeirinhos, indígenas e a todo o povo do Amazonas. Nos próximos anos de trabalho no Congresso Nacional, Omar tem como prioridade avançar em questões como a infraestrutura da região, além do fomento a novos segmentos econômicos para diminuir o desmatamento na floresta amazônica e ampliar a geração de empregos.
Na solenidade que marca o início dos trabalhos com os novos senadores e os cinco parlamentares reeleitos, Omar aproveitou para lembrar dos “ribeirinhos, caboclos, indígenas, homens e mulheres do Amazonas e do Brasil”, mostrando qual será a tônica da sua atuação na Casa Legislativa.
“Precisamos preservar a Amazônia e para que a gente possa substituir o desmatamento pela geração de empregos nós temos que trazer outros segmentos para cá, seja da indústria têxtil ou de atividades que explorem de maneira sustentável o potencial da nossa biodiversidade”, reforçou Omar antes da cerimônia.
Senador desde 2015, Omar Aziz teve atuação elogiada nacionalmente durante a presidência da CPI da Pandemia (em 2021) e da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE — em 2019 e 2020), da qual foi presença firme contra os ataques à Zona Franca de Manaus. Omar concorreu em 2022 pela coligação Em Defesa da Vida, com apoio do PT, MDB, PCdoB e PV e tem como primeira suplente Cheila Moreira (PT), além do ex-senador João Pedro (PT) como segundo suplente.
O parlamentar recentemente participou da equipe de transição governamental do governo Lula no Grupo Temático de Justiça e Segurança Pública, tema que possui vasta experiência tanto como secretário como governador que implantou o Ronda no Bairro, um dos programas de segurança mais bem-sucedidos do Amazonas.
Carreira
Omar Aziz tem 64 anos, nascido em Garça, interior de São Paulo, sendo o filho mais velho de pai palestino e mãe brasileira. Em 1971, migrou para Manaus, onde posteriormente fez carreira política. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Omar participou de movimentos estudantis, lutando pela meia-passagem e pela redemocratização do País. Em 1992, foi eleito o vereador mais votado de Manaus e chegou à presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Dois anos depois, conquistou mandato de deputado estadual também como o mais votado daquele pleito, no mesmo período em que criou o programa de TV, Exija Seus Direitos.
O parlamentar também já foi eleito e reeleito como vice-prefeito de Manaus e vice-governador do Amazonas. Omar atuou ainda como secretário de segurança pública e foi reeleito governador do Estado, com mandato entre 2010 e 2014. Como senador, defendeu e ajudou a liberar investimentos destinados à saúde e a educação, principalmente aos municípios do interior do Amazonas.