Durante seção plenária do Senado que aprovou o decreto 9288/2018, que determina a intervenção federal no estado do Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, 20, o senador Omar Aziz votou a favor e sugeriu que os municípios brasileiros recebam verbas federais para investir na segurança pública.
“O Brasil precisa de uma política de estado para combater a causa e atuar nos efeitos da insegurança que o país vive. Não sou contra a intervenção no Rio de Janeiro, mas este Estado é só um dos 27 estados brasileiros que tem problemas de segurança. Vejo que para combatermos a causa é necessário fechar as fronteiras para a entrada de armas e de drogas. Vejo que para combatermos a causa é necessário também que os municípios recebam verbas para atuar na segurança pública”, discursou o senador.
Ainda de acordo com o senador, todas as autoridades brasileiras sabem por onde entram as armas e drogas, mas nenhuma providência é tomada.
“Sabemos muito bem aonde se produz droga, sabemos muito bem da onde vem as armas e o Brasil não toma providência. Enquanto não combatermos a causa qualquer esforço será desnecessário”, finaliza o senador.
A votação do decreto entrou pela madrugada. Foram 55 votos a favor, 13 contrários e uma abstenção. A matéria será promulgada.