Ir para o conteúdo

Omar Aziz defende fim da reeleição e diz que mandato de 5 anos é o ideal

O senador que é pré-candidato ao governo do Amazonas nas eleições de 2026, afirmou que a reeleição “nunca foi boa”

Omar Aziz foi entrevistado pelo G6 nesta terça-feira - Foto: Pablo Brandão

Durante entrevista concedida nesta terça-feira (29) ao G6, o senador Omar Aziz (PSD-AM) reforçou sua posição contrária à reeleição para cargos do Executivo e defendeu a adoção de mandatos únicos de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos.

Omar, que é pré-candidato ao governo do Amazonas nas eleições de 2026, afirmou que a reeleição “nunca foi boa” para o país e que foi um erro ter sido instituída no Brasil. “Muitas vezes as pessoas metem os pés pelas mãos pela reeleição. Quebra o Estado, é irresponsável com o município. Você assume o governo e já começa a ser candidato à reeleição no segundo dia”, criticou.

O senador destacou que o segundo mandato, na maioria dos casos, é pior que o primeiro, pois falta perspectiva política após o fim da gestão. “A reeleição não é boa, nunca foi boa, não é boa”, frisou.

Segundo Omar, a proposta que tramita atualmente no Senado prevê que, já a partir das eleições de 2026, os eleitos não possam se candidatar à reeleição, mas tenham mandato de cinco anos. Ele defendeu que o novo formato permitirá que gestores façam planejamentos de longo prazo e concluam projetos estruturantes no prazo de uma única gestão.

“Cinco anos é tempo suficiente pra você fazer o planejamento no primeiro ano, licitar e concluir antes de sair do mandato. Em quatro anos, no meu governo, construímos doze hospitais, mais de trinta mil casas, investimos em segurança pública, educação e saúde”, afirmou o parlamentar.

A proposta de fim da reeleição, com ampliação do mandato para cinco anos, está atualmente sendo discutida na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e deve ser votada ainda em 2025 para que possa valer já no próximo ciclo eleitoral.

Obras

Omar Aziz citou como exemplo a própria gestão como governador do Amazonas, entre 2010 e 2014. De acordo com ele, foi possível realizar obras importantes, mesmo dentro do prazo de quatro anos.

“Construímos doze hospitais, mais de trinta mil casas populares, reformamos escolas, valorizamos servidores públicos e ainda entregamos três estádios: a Arena da Amazônia, o Estádio Ismael Benigno (Colina) e o Estádio Carlos Zamith”, destacou.

O G6 é formado pelos sites jornalísticos Portal ÚNICO, BNC, Amazonas Atual, Blog do Mário Adolfo, Blog do Hiel Levy e Portal do Marcos Santos

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes