Ir para o conteúdo
MundoCovid-19OMS

OMS anuncia fim da emergência de saúde pública internacional por Covid-19

O mais alto nível de alerta da entidade para uma doença foi mantido por mais de três anos

OMS defende que cuidados devem permanecer - Imagem: Reprodução

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira, 5, o fim da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional (PHEIC, na sigla em inglês) para a Covid-19, encerrando o status de pandemia. O mais alto nível de alerta da entidade para uma doença foi mantido por mais de três anos.

A decisão ocorreu após a 15ª reunião do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional (RSI), que revisão o quadro e concluiu que o mundo vive, neste momento, um problema de saúde estabelecido e contínuo. A mostra disso é a queda de casos e hospitalizações pela doença.

Apesar do anúncio da manhã desta sexta-feira, a OMS defende que cuidados devem permanecer. Segundo o diretor-geral , o pior que qualquer país poderia fazer neste momento é usar essa notícia para baixar a guarda, desmontar os sistemas que montaram ou mandar mensagem para o seu povo de que covid não mais merece preocupação.

— Eu enfatizo que isso não é uma decisão de agora — declarou ele, citando que a decisão tem sido considerada, analisada e debatida já há algum tempo. - Se precisar, eu não vou hesitar de declarar outra emergência.

Números da pandemia

No Brasil, segundo o painel de dados do Ministério da Saúde, foram até o momento 701.494 mortos por covid-19, num total de 37.449.418 casos confirmados.

Segundo estimativas da OMS, nos mais de três anos de pandemia, a doença já matou mais de 7 milhões em todo o mundo.

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes