Ir para o conteúdo

Onça-pintada resgatada no Rio Negro é devolvida à natureza após reabilitação

Após passar por um período de reabilitação, o animal recebeu uma coleira de monitoramento

Felino foi encontrado com aproximadamente 30 estilhaços de projéteis espalhados pelo corpo

A onça-pintada resgatada no início de outubro no Rio Negro, em Manaus, foi devolvida à natureza no dia 10 de novembro, em uma comunidade de Novo Airão. Após passar por um período de reabilitação, o animal recebeu uma coleira de monitoramento. As informações são do G1 Amazonas.

O felino, um macho jovem de cerca de dois anos e 58 quilos, havia sido encontrado com aproximadamente 30 estilhaços de projéteis espalhados pelo corpo. Durante o tratamento, recuperou a visão e a musculatura, e as feridas na bochecha e na orelha direita causadas pelos estilhaços cicatrizaram completamente.

A coleira instalada registra a localização do animal a cada hora, permitindo que especialistas acompanhem seus deslocamentos, hábitos de caça e processo de readaptação ao ambiente natural, além de fornecer dados importantes para estudos científicos. A bateria do equipamento tem duração estimada entre dois e três anos.

Para o transporte até o local de soltura, a onça foi acomodada em um caixote no Zoológico do Tropical e, em seguida, levada por carro pela Secretaria de Proteção Animal até o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa). De lá, foi embarcada em um helicóptero com destino a Novo Airão.

No município, o caixote foi transferido para uma lancha que seguiu rio adentro até a comunidade escolhida para a devolução do animal ao seu habitat.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes