Ir para o conteúdo

Onze municípios estão “Estado de Atenção”, diz Defesa Civil

O Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) da Defesa Civil do Amazonas, emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira, 14, de que 11 municípios das calhas do Juruá, Purus e Madeira, estão em “Estado de Atenção” devido a falta de chuvas e diminuição do volume de água nas regiões.

“O Estado de Atenção é o primeiro estágio do desastre. Esse é o momento em que as Defesas Civis Municipais, devem identificar as áreas que podem ser atingidas, com previsão de afetados, isolamento de área e assim preparar os municípios para ações de resposta, caso haja evolução do cenário”, ressaltou o Secretário Executivo da Defesa Civil do Amazonas, coronel Fernando Pires Júnior.

O boletim foi emitido para os municípios de Guajará, Eirunepé, Itamarati, Ipixuna e Envira, na calha do Juruá; Boca do Acre, Canutama, Lábrea e Pauini, da calha do Purus; Humaitá e Manicoré, na calha do Madeira.

De acordo com dados do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), as bacias do Juruá, Purus e Madeira, estão no trimestre mais seco do ano. É característico deste período, a baixa pluviosidade. Mas em 2017, neste intervalo de tempo, as chuvas foram abaixo da média do que era previsto.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes