O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e da Polícia Militar (PMAM), deflagrou, na tarde desta sexta-feira (31/10), a Operação Águia, com o objetivo de intensificar o policiamento ostensivo e preventivo em áreas estratégicas de Manaus. A ação busca reduzir os índices criminais e ampliar a presença policial nas ruas da capital.
Durante o lançamento, realizado no Comando de Policiamento Especializado (CPE), no bairro Dom Pedro, o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, destacou a tradição e a importância da operação no reforço da segurança durante o fim de semana.
“A Polícia Militar está lançando a Operação Águia, uma ação forte e tradicional. O policiamento será direcionado para as áreas mais críticas, mas com certeza Manaus toda estará protegida neste final de semana”, afirmou o secretário.
Vinícius Almeida também ressaltou o comprometimento das forças de segurança com a população e o trabalho integrado desenvolvido em todo o estado.
“Quero parabenizar a nossa gloriosa Polícia Militar pelo belo trabalho que desempenha, não só na capital, mas também no interior, e dizer ao cidadão de bem que pode ter a certeza de que as forças de segurança estarão prontas para atendê-lo com qualidade”, acrescentou.
O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, explicou que a Operação Águia é uma ação contínua e integrada, que reforça o policiamento de rotina e contribui para manter os índices de criminalidade em queda.
“É uma operação contínua, que reforça o policiamento já existente nas ruas para garantir um fim de mês tranquilo à população. Conseguimos encerrar o mês com resultados positivos, tanto em apreensões quanto na redução dos índices criminais”, afirmou.
Efetivo reforçado
A operação mobilizou 250 policiais militares e 50 viaturas, além de 30 motocicletas e 10 unidades de policiamento montado. As equipes partem do CPE e reforçam a cobertura nas zonas mais movimentadas da capital.
Participam da ação policiais das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Batalhão de Choque, Companhia de Operações Especiais (COE), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte) e Grupamento de Radiopatrulhamento Aéreo (Graer).
“Já temos mais de 180 viaturas em operação em Manaus, e agora estamos acrescentando mais 250 policiais, 50 viaturas e 30 motocicletas, além do policiamento montado que já atua na área central”, destacou o coronel Klinger.