Uma ação integrada entre a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), deflagrada na tarde de sexta-feira (19/01) no município de Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus, resultou na prisão em flagrante de um homem com armas de fogo, munições, uma motocicleta roubada, porções de drogas, coletes balísticos e rádios comunicadores. Também foram apreendidos, ao longo da ação, 54 veículos automotores em situação irregular, lavrados 144 autos de infração e apreendidos 16 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLVs).
De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Mariolino Brito, a ação integra a operação “Alegoria Proibida”, da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e teve por objetivo coibir a receptação de veículos roubados ou furtados de Manaus e melhorar a segurança pública em Iranduba, visando a redução de roubos e homicídios naquele município. Os trabalhos foram acompanhados pelo delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Antonio Chicre Neto, e pelo diretor-presidente do Detran-AM, Vinicius Diniz.
Ao longo da operação foram montadas barreiras fixas e móveis em pontos distintos de Iranduba, onde foram realizadas blitze. No decorrer das abordagens, policiais civis prenderam, em flagrante, Moisés Garcia Rodrigues, 25. Com o rapaz foram apreendidos dois revólveres calibre 38, ambos com as numerações suprimidas; 20 munições intactas, sendo 15 de calibre 38, quatro de calibre 32 e uma de calibre 357; duas porções de cocaína, dois coletes balísticos, uma motocicleta roubada, modelo Honda Bros, de cor vermelha, com a placa adulterada, além de dois rádios comunicadores.
Durante a ação os agentes do Detran-AM apreenderam 44 motocicletas, nove carros e um caminhão. Todos em situação irregular. Foram lavrados 144 autos de infração e 16 CRLVs foram apreendidos. Coordenando a ação, o delegado Fábio Aly, titular da 31ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), situada em Iranduba, destacou que muitos veículos, em especial motocicletas, roubados ou furtados em Manaus, estavam sendo vendidos naquele município e, em alguns casos, esses veículos são comprados por indivíduos com a finalidade de cometerem delitos no lugar.
“Percebemos que boa parte dos roubos registrado em Iranduba é praticada por pessoas utilizando motocicletas. Temos interesse que a população esteja com seus veículos regularizados, não só por uma questão tributária do Estado, mas com a finalidade de reprimir esse tipo de delito. É muito importante fazer o controle do trânsito, por isso, com essa operação, pretendemos combater a receptação desses veículos roubados ou furtados em Manaus, com objetivo de melhorar a Segurança Pública no município”, declarou Fábio Aly.
Flagrante – Conduzido ao prédio da 31ª DIP, Moisés foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e de munições de uso restrito, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, receptação e tráfico de drogas. Ao término dos procedimentos cabíveis, o infrator ficará à disposição da Justiça na carceragem da unidade policial.