As Forças de Segurança do Amazonas executaram duas operações integradas no Rio Solimões, nas proximidades do município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), que resultaram na apreensão de mais de 83 quilos de entorpecentes e na prisão de quatro pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. As ocorrências aconteceram entre a segunda-feira (20/10) e quarta-feira (22/10), durante patrulhamento fluvial.
A ação contou com a participação da Base Arpão 2, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a Polícia Militar por meio da Companhia de Operações Especiais (COE) a Polícia Civil (PC-AM) com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Amazonas (FICCO/AM) da Polícia Federal do Amazonas (PF/AM).
Na primeira ação, ocorrida na noite do dia 20 de outubro, por volta das 23h30, os policiais interceptaram uma lancha em movimento suspeito. Ao perceber a aproximação da equipe, os ocupantes lançaram duas mochilas ao rio, posteriormente resgatadas e contendo 11,1 quilos de maconha tipo skunk e 5,4 quilos de pasta base de cocaína.
Durante a abordagem, os suspeitos confessaram que transportavam o material ilícito para Coari. Eles receberam voz de prisão e foram conduzidos à Base Arpão. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 507 mil.

Dois dias depois, na quarta-feira (22/10), por volta das 22h, uma nova ação conjunta resultou na interceptação de uma canoa que também transportava drogas pelo Rio Solimões. No interior da embarcação, os policiais encontraram 12 tabletes de cocaína, 21 tabletes de pasta base de cocaína e 28 tabletes de maconha tipo skunk, totalizando 67 quilos de entorpecentes.
Na ocorrência, foram apreendidos ainda um aparelho celular, um bote de madeira e um motor de popa tipo rabeta. O prejuízo estimado ao tráfico é de R$ 2,78 milhões.
Em ambas as ações, os suspeitos e o material apreendido foram apresentados à autoridade policial na delegacia da Base Arpão para os procedimentos cabíveis.