Ir para o conteúdo

Operação contra tráfico interestadual apreende 280 kg de drogas e 12 veículos

A estimativa é que o prejuízo causado ao crime organizado chegue a R$ 10 milhões

O grupo utilizava veículos para escoar os entorpecentes a partir da Tríplice Fronteira

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu Matheus Luiz Melo de Oliveira Cunha, de 26 anos, suspeito de integrar um esquema de tráfico interestadual de drogas. A prisão foi realizada na quinta-feira (10), durante uma operação conduzida pelo Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Na ação, foram apreendidos 280 quilos de entorpecentes — 240 kg de maconha tipo skunk e 40 kg de cocaína — além de 10 carros, uma motocicleta e um caminhão. O material estava em uma revendedora de veículos de fachada no bairro Flores, zona centro-sul de Manaus. A estimativa é que o prejuízo causado ao crime organizado chegue a R$ 10 milhões.

Segundo o delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, as investigações começaram em fevereiro após informações de que uma quadrilha estaria transportando drogas para os estados do Pará e Ceará. O grupo utilizava veículos para escoar os entorpecentes a partir da Tríplice Fronteira.

"Alguns carros já estavam deteriorados por uso anterior no transporte de drogas. Parte da carga seguiria para Santarém (PA) e o restante para Fortaleza (CE)", disse o delegado. Todos os veículos seriam usados novamente na logística criminosa.

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (11), o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, afirmou que apenas em 2025 já foram apreendidas cerca de 12 toneladas de drogas no estado. Para ele, a ação representa um avanço no combate à criminalidade. "O Amazonas tem sido referência nacional por conta dos investimentos na área de segurança", declarou.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que uma das prioridades da corporação tem sido atingir a estrutura financeira de organizações criminosas. “Identificamos um padrão no uso de concessionárias de fachada para lavar dinheiro e movimentar cargas ilegais. A operação de ontem é um golpe relevante nessa estratégia do tráfico”, afirmou.

Matheus Luiz foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos no esquema.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes