Uma operação conjunta entre as forças de segurança do Brasil e do Peru resultou na destruição de três aeronaves e também da destruição de uma pista clandestina utilizadas pelo narcotráfico internacional no último sábado (15). A ação, ocorrida na comunidade Nueva Galilea, no Peru, foi divulgada pela Polícia Federal (PF) apenas nesta terça-feira (17) de Carnaval.
A ofensiva foi coordenada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Tabatinga (FICCO/TBA) e do Amazonas (FICCO/AM) e de acordo com a PF, a operação foi desencadeada após dados de inteligência produzidos em território brasileiro identificarem que a pista no distrito de Ramón Castilla servia como ponto de apoio logístico para o transporte de entorpecentes rumo ao Brasil.
Além das aeronaves e da pista de pouso, as equipes localizaram e neutralizaram um laboratório rústico destinado à produção de cocaína nas proximidades do local. Segundo as autoridades, todas as estruturas estavam diretamente vinculadas à engrenagem do tráfico internacional na região de fronteira.
"A ação reforça a cooperação internacional no combate aos crimes transfronteiriços, focando na asfixia logística das organizações criminosas", destacou a nota oficial.
Veja o vídeo: