Operação do Ministério Público do Amazonas (MPAM) cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em Manaus e Tabatinga, na manhã desta quinta-feira (25/9). A ação tem como alvo facções criminosas e ocorre em conjunto com os Ministérios Públicos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Segundo o MPAM, a operação busca desarticular um esquema de lavagem de dinheiro movimentado pela facção Família Teófilo Otoni (FTO), ligada ao Comando Vermelho (CV).
Segundo as investigações, o grupo utilizava empresas de fachada no estado para ocultar recursos originados do tráfico de drogas. Informações sobre os presos e apreensões ainda não foram divulgados.
A Justiça determinou o bloqueio de R$ 223,5 milhões em contas bancárias e criptoativos. O valor total movimentado pela organização criminosa nos quatro estados ultrapassa R$ 18 bilhões, segundo as investigações.
A operação é resultado de uma força-tarefa que apura a atuação das facções no tráfico de drogas e na ocultação de valores por meio de empresas fictícias e movimentações financeiras suspeitas.