Ir para o conteúdo

Operação Impacto será realizada na tentativa de reduzir crimes em Manaus

Bairros mapeados pela SSP-AM receberão ações dos órgãos do Sistema de Segurança

O governador Wilson Lima anunciou, nesta quarta-feira (03/01), o início da Operação Impacto para redução dos índices de criminalidade em Manaus. A ação, que integra todos órgãos do Sistema de Segurança Pública do Governo do Amazonas, será itinerante e começa já nesta quinta-feira (04/01).

O anúncio foi feito pelo governador durante a entrega de um pacote de investimentos para reforçar a atuação das forças de segurança no estado, incluindo a nova Base Arpão 2, 15 viaturas e mais de 200 equipamentos de proteção individual e itens ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), somando mais de R$ 12,7 milhões em aportes do Governo do Estado. Também foi anunciada a implantação de outras duas bases fluviais de segurança pública.

Segundo Wilson Lima, com uma metodologia diferenciada, a Operação Impacto vai atuar em bairros e zonas da capital previamente mapeados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), envolvendo efetivos de todos os órgãos do Sistema de Segurança.

“A gente vai fechar aquelas áreas onde há maior incidência de crime para começar a retirar carro roubado, carro clonado, carro envolvido com crime, (cumprir) mandado de prisão que está em aberto”, destacou o governador. “A gente vai fechar o bairro para dar tranquilidade para a comunidade. Essa é a nossa meta para o ano de 2024, é tornar um território de paz essas áreas em que há uma maior incidência de crime na cidade de Manaus”, completou Wilson Lima.

Ainda segundo o governador, será ampliado o Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o “Paredão”, composto por mais de 500 câmeras. Lançado em agosto de 2021, o sistema integra o programa Amazonas Mais Seguro, coordenado pela SSP-AM, e possui tecnologia que auxilia diariamente às polícias no combate à criminalidade, com prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios, que envolvam veículos.

Operação Impacto

A Operação Impacto tem como base estudos realizados semanalmente pela SSP-AM, por meio do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), responsável pela consolidação de dados de indicadores criminais de todo o estado. Embora itinerantes, as ações objetivam contemplar todas as zonas e bairros da capital amazonense.

“Essa operação vai ser muito focada nas zonas mais críticas; é a determinação do governador Wilson Lima para que a gente possa levar mais segurança e melhorar os índices na cidade, levando mais tranquilidade para o povo do Amazonas, contando com a Polícia Militar, Polícia Civil e os Bombeiros, que vão apoiar na operação com as suas ambulâncias para que nossos profissionais tenham segurança. O Detran também vai estar nos ajudando”, explicou o secretário da SSP-AM, coronel Vinícius Almeida.

A operação Impacto contará com um efetivo que envolve a Polícia Militar (PMAM); Polícia Civil (PC-AM); Corpo de Bombeiros (CBMAM); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM); dentre outros.

“O nosso objetivo é levar mais segurança para esses bairros de forma coordenada e integrada das forças de segurança. A Polícia Militar é a força que vai estar mais presente nessas áreas de forma ostensiva, fazendo as abordagens, pegando as orientações do sistema do Paredão com as tropas que vão estar na rua”, reforçou o comandante-geral da PM-AM, coronel Klinger Paiva.

Redução de crimes

Um balanço divulgado em dezembro pela SSP-AM, referente ao período de janeiro a outubro de 2023, apontou redução em indicadores de criminalidade comparado ao mesmo período de 2022 a exemplo de homicídios (12%), latrocínios (30%) e roubos em transporte coletivo (28%), veículos (17%), residências (33%) e estabelecimentos comerciais (15%), fruto de ações das forças de segurança estadual.

Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CMM

Mais Recentes