Cinco bairros da zona oeste de Manaus estiveram entre os alvos da Operação Pilar II, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), deflagrada desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (6/2). A ação cumpriu mandados de prisão, busca e apreensão relativos a diversos crimes, principalmente tráfico de drogas, e terminou com a prisão de 24 infratores.
Desses, 15 foram presos em flagrante por crimes como tráfico e associação para o tráfico, furto e roubo. Outros nove indivíduos foram presos em cumprimento de mandados de prisão por crimes como estupro, homicídio, roubo e violência doméstica. Além das prisões, foram apreendidos 25 quilos de drogas entre maconha, cocaína, pasta base de cocaína e oxi, balanças de precisão, cartuchos de munição, material para a embalagem de drogas e mais de R$ 2 mil em espécie.
Mais de 400 policiais militares e civis estiveram envolvidos na operação integrada, que contou, ainda, com barreiras de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM). O secretário de segurança, coronel Louismar Bonates, coordenou a ação ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e do delegado-geral da Polícia Civil, Lázaro Ramos, destacando o sucesso da operação e a importância da participação da população com denúncias anônimas, que auxiliaram na prisão dos acusados.
“Quero destacar o trabalho da Polícia Civil que iniciou as investigações e da Polícia Militar, que nos deu o apoio para os cumprimentos, além do poder Judiciário. Quero pedir que a população continue nos ajudando, fazendo suas denúncias através do 181, porque é muito importante a participação da sociedade”, disse Bonates.
Os presos em flagrante serão enviados para audiências de custódia. Já os presos por meio de mandado serão encaminhamos para as unidades prisionais do estado.