Dezesseis pessoas foram presas durante operação das polícias Civil e Militar, nesta sexta-feira, 19/10. Entre os presos, um pistoleiro de uma organização criminosa investigado por três homicídios, um homem acusado de estupro de vulnerável e pessoas envolvidas com o tráfico de drogas em Manaus. Ao longo dos trabalhos as equipes policiais apreenderam oito armas de fogo, incluindo um fuzil, duas granadas, cerca de duzentas munições e porções de drogas.
As ações seguem determinação do secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel da Polícia Militar Amadeu Soares, de intensificar o combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas na capital. “São ações imediatas, que precisam ser feitas. O Sistema de Segurança está nas ruas, operando e tirando de circulação armas e drogas que representam um risco nas mãos desses criminosos. A determinação do nosso governador é muito clara de fazer o enfrentamento e retirar das ruas os que estão insistindo em permanecer na criminalidade”, afirmou.
Em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça, a Polícia Civil prendeu cinco infratores. No beco Solimões, bairro Aleixo, zona centro-sul, os policiais prenderam Athirson Erick Rodrigues Barbosa, 19, investigado por ser pistoleiro de uma organização criminosa e acusado de três homicídios na capital. Outros dois homicidas foram presos: Philipe Pimenta Cunha, 27, encontrado pelos policiais no ramal do Ipiranga, Conjunto João Paulo, no bairro Jorge Teixeira, zona leste, e Rodrigo da Silva Ferreira, 21, acusado de tentativa de homicídio, preso no bairro Mauazinho, zona leste.
Por estupro de vulnerável foi preso Francisco Almeida dos Santos, 32, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste. Também foi preso em cumprimento a mandado Francisco dos Santos da Costa, 32, que cumpria pena por roubo e vai retornar ao sistema prisional por descumprimento de medidas cautelares.
Durante a ação, a Polícia Civil prendeu outros três homens em flagrante: Carlos Augusto Correa Soares, 41, no bairro Aleixo, zona centro-sul, por tráfico de drogas; Júlio Cesar Souza Gomes, 50, no bairro São José Operário, zona leste, em flagrante por porte de uma espingarda; e Jardel Duarte Tavares, 21, na Comunidade Campo Dourado, bairro Cidade Nova, zona norte, por envolvimento com o tráfico de drogas.
Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Frederico Mendes, as prisões serão fundamentais para aprofundar investigações em curso. “Essas pessoas vão ser recolhidas e as investigações irão continuar. Vamos tirar todos esses elementos que realmente preocupam a população”, disse.
Fuzil e membros de facções
A Polícia Militar efetuou as prisões de oito infratores e apreendeu sete armas de fogo, incluindo um fuzil. As ações foram realizadas pela Força Tática e 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). “A nossa forma de atuar nas ruas mudou e estamos fazendo o patrulhamento intensificado em locais de alto risco, ou seja, emprego de um efetivo maior em locais críticos para maior controle e isso está fazendo toda a diferença”, ressaltou o comandante da corporação, coronel Cláudio Silva.
Dando sequência ao trabalho que culminou nas prisões de quatro integrantes de uma organização criminosa e apreensões de armas em um conjunto habitacional no bairro Betânia, zona sul de Manaus, na tarde de quinta-feira (18/10), policiais militares da Força Tática prenderam na manhã de hoje, na Comunidade União da Vitória, bairro Tarumã, zona oeste de Manaus, Felipe Castro Batista, 20, com cinco armas de fogo, duas granadas de uso exclusivo das Forças Armadas, 72 trouxinhas de maconha e um caderno com anotações relacionadas ao tráfico de drogas.
Foram apreendidos, ainda, três revólveres calibre 38, uma espingarda calibre 28 e uma pistola 380. Na Comunidade Ouro Verde, bairro Coroado, zona leste, os policiais prenderam três homens envolvidos com o tráfico de drogas na área da rua Afonso Quaresma. São eles: Tárcio Renan Pinheiro da Costa, 27; Serito Freitas de Souza, 39, chamado de “Pato”, e Márcio Henrique dos Santos da Costa, 21.
Reincidentes
Serito estava com tornozeleira eletrônica e já tinha sido preso por tráfico de drogas. Em consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), foi verificado que Márcio também já tinha passagem por tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos três quilos de entorpecentes, entre cocaína, oxi e skunk, além de duas balanças de precisão.
Na Comunidade Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona oeste, as equipes da 20ª Cicom estavam em patrulhamento quando deram ordem de parada a dois homens em um carro de luxo. Após recusa dos indivíduos, houve troca de tiros e um dos indivíduos acabou alvejado. As prisões levaram os policiais militares a uma residência no bairro Hileia, zona centro-oeste de Manaus, onde a guarnição apreendeu um fuzil 556, uma pistola nove milímetros, três coletes balísticos, 172 munições e seis carregadores de fuzil, além de uma balança de precisão.
Foram presos Felipe Batista Ribeiro, 30, chamado de “Anjinho”; Thiago Jorge Ferreira Pires, 18, o “Magrelo”; Jacklyne Karla Barbosa Pedrosa, 27, e Samuel Amaral Farias, 23. Este último foi baleado e encaminhado para atendimento no Hospital e Pronto-Socorro Doutor João Lúcio Pereira Machado, na zona leste.
Procedimentos
Ao término dos procedimentos cabíveis, os seis presos em cumprimento a mandados de prisão serão encaminhados ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM). Já os nove homens e a mulher, todos presos em flagrante, serão levados para Audiência de Custódia no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, bairro São Francisco, zona sul da capital.