Sete pessoas foram presas suspeitas de integrar um grupo suspeito de aplicar golpes em idosos em Manaus e no interior do estado. As prisões foram realizadas na manhã desta sexta-feira (7), durante a Operação Cavalo de Troia.
De acordo com o delegado Jorge Arcanjo, sete pessoas são investigadas, entre elas o advogado Helionay Pinheiro suspeito de ser o líder da organização criminosa. Ele foi preso no município de Lábrea (a 702 km de Manaus).
A esposa de Helionay, Laíssa de Souza Martins, e uma outra mulher atuavam na parte burocrática do esquema falsificando documentos como procurações e comprovantes de residência para abrir ações judiciais falsas e obter indenizações fraudulentas.
“Elas faziam parte do núcleo principal. Falsificavam documentos e usavam o sistema Projudi (Processo Judicial Digital) para cometer novos crimes”, disse o delegado.
As investigações apontam, ainda, que esquema criminoso vinha sendo praticado há três anos, com mais de 3,7 mil ações judiciais protocoladas de forma fraudulenta.