Ir para o conteúdo

Operação ‘Zero Metanol’: Prefeitura de Manaus fiscaliza comércios de bebidas em Manaus

Ação busca monitorar e coibir possíveis casos de adulteração de bebidas alcoólicas destiladas após mortes por intoxicação envolvendo a substância metanol

Fiscalização foi realizada pela Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, nesta quarta-feira, (8/10), inspeções pela operação “Zero Metanol”, para fiscalizar distribuidoras de bebidas alcoólicas e fábricas de bebidas artesanais na capital amazonense.

A iniciativa da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), da Visa Manaus, tem mobilizado equipes nos dois turnos para monitorar e coibir possíveis casos de adulteração de bebidas alcoólicas destiladas, depois que mortes por intoxicação envolvendo a substância metanol, utilizada como matéria-prima industrial e aditivo para combustíveis, foram registrados no Estado de São Paulo, com vários casos em investigação em outros Estados brasileiros.

“Nessas ações, os fiscais da Visa estão checando a rotulagem, embalagem, lacres, bem como as notas fiscais e registros no Ministério da Agricultura e Agropecuária (Mapa) das bebidas. A mobilização integra o esforço da Prefeitura de Manaus para prevenir agravos à saúde causados pela presença de metanol em destilados adulterados, como vem ocorrendo em outras cidades do país”, explica a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

Foto: Divulgação

Até esta quarta, 20 estabelecimentos já foram averiguados pela equipe da Gevali. Em apenas um dos casos, uma distribuidora de bebidas na zona Leste da cidade, foram encontradas garrafas de uísque cujo lacre foi considerado frágil, razão que levou o fiscal na ocasião a solicitar o recolhimento de amostras do estoque do estabelecimento, para envio aos laboratórios de análise do Ministério da Saúde.

“Apesar das demais características, como a aparência da garrafa, o rótulo e as informações obrigatórias estarem todas dentro dos padrões, o lacre da garrafa, após a manipulação pelo fiscal, apresentou indícios de fragilidade. Então, para garantir a segurança do produto, solicitamos a análise das amostras. Como não há, ainda, suspeita de adulteração, e o estabelecimento se encontra dentro de todas as normas de segurança sanitária, ele vai poder continuar funcionando normalmente”, explica o gerente da Gevali, Ricardo Celestino.

Atenção da população
A Visa Manaus salienta o papel estratégico da população em denunciar a produção e venda irregular de bebidas alcoólicas, e orienta os consumidores a evitarem o consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida, além de observar aspectos como: vedação adequada, prazo de validade, informações que indiquem ingredientes, origem e registro no Mapa, e rotulagem (que precisa estar intacta, sem sobreposição, por exemplo) e comprar produtos de estabelecimentos confiáveis.

Sobre o metanol e orientações
A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar ao óbito.

Seus principais sintomas são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e contatar o Centro de Informações Toxicológicas do Amazonas (CIT/AM): (92) 3305-4702 / 0800-722-6001 (telefones de emergência) e (92) 3305-4702 / (92) 3305-4732 (telefones comuns).

Outros serviços essenciais que devem ser acionados nessas situações são o Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001, e o Centro de Controle de Intoxicações (CCI): 0800-771-3733.

Os estabelecimentos com bebidas suspeitas de contaminação devem ser denunciados à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo número (92) 98842-8481 (atendimento de 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes