Bairros das zonas oeste e leste de Manaus tiveram reforço de operações policiais, em determinação da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) para combater ocorrências de tráfico de drogas e homicídios. Em um mês, foram mais de 20 prisões e 30 armas de fogo apreendidas em quatro bairros.
“Nós estamos aumentando o policiamento naquelas áreas onde os índices de ocorrências também têm aumentado. É feito um trabalho de inteligência pelo sistema de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, junto com as polícias, e em seguida as polícias montam suas operações de maneira que a gente venha a baixar esses índices”, explica o secretário titular da SSP-AM, coronel Louismar Bonates.
“As próprias viaturas da área sabem quais são os locais onde está havendo ocorrência. E nós estamos intensificando o policiamento em alguns bairros que estavam sendo destaque em relação a homicídios, e fazendo operações mais específicas. Pegando como exemplo a Compensa, nós estamos massificando bastante o policiamento, e em sete dias de operação houve apenas um homicídio no bairro”, enfatizou o secretário.
Nos dois primeiros meses do ano, o número de homicídios na capital reduziu em 22%, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados estatísticos da SSP-AM também apontam que apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 já foram apreendidas mais de 6 toneladas de drogas.
Bonates também pede que a população continue denunciando e ajudando no trabalho das forças de segurança. “Isso aí (denúncias da população) tem nos ajudado bastante, nos auxiliado muito, principalmente através do 181 e do site da secretaria, o que tem propiciado que nós façamos operações pontuais tendo um êxito bem maior do que se estivéssemos fazendo um trabalho aleatório”, disse.
Denúncias
A população pode auxiliar a polícia a prender suspeitos de crimes ligando para o telefone 181, o disque-denúncia da SSP-AM. O serviço funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.
Outra forma de repassar informações é através do site da SSP, no www.ssp.am.gov.br. No serviço de mensagem, o cidadão deve relatar o nome da rua, bairro e número do local onde ocorre o crime. Se possível, fornecendo nome ou apelido de pessoas suspeitas de atividades criminosas. O cidadão também pode adicionar fotografias e vídeos na denúncia, que também é sigilosa.