Começaram, neste fim de semana, as fiscalizações de segurança do Carnaval 2019. No sábado, 19/01, órgãos públicos cancelaram um bloco de carnaval que iria ocorrer na avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, bairro Flores, zona centro-sul, por falta de licenças dos bombeiros e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).
Durante a inspeção, o Corpo de Bombeiros notificou os organizadores pela falta da Declaração de Evento, documento necessário para comprovar que o bloco possui todas as medidas de prevenção contra incêndio e controle de pânico. Os responsáveis estavam iniciando a montagem da festa quando foram abordados.
De acordo com o Comandante Geral dos Bombeiros, Coronel Danízio Valente, as vistorias serão intensificadas durante o período festivo. “O Corpo de Bombeiros tem uma constante preocupação com a segurança da população para que as pessoas possam brincar e se divertir com tranquilidade. Aproveitamos o momento para alertar os organizadores de blocos que, em tempo hábil, regularizem seus eventos junto à Diretoria de Atividades Técnicas, a DAT, para assim assegurar a realização dos mesmos”, orienta.
A fiscalização foi coordenada pela Central Integrada de Fiscalização (CIF) composta pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Semmas, Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus), além do Juizado da Infância e da Juventude. As vistorias ocorrerão ao longo do carnaval, seguindo o cronograma das bandas previstas e denúncias de eventos irregulares.