O Paço da Liberdade, prédio histórico localizado no centro de Manaus e marco da ocupação urbana e cultural da região, deu início nesta quinta-feira, 16/8, às obras de instalação do projeto museográfico do Museu da Cidade, que contempla a elaboração e montagem de exposição interativa de longa duração, com recursos de tecnologia. O local estará fechado para visitação durante o período de obras, que deve se estender até o dia 24 de outubro.
“É um grande passo no processo de valorização da história de Manaus, no resgate à sua identidade e no fortalecimento ao turismo, com um rico e moderno museu. Agora, nos 1° e 2 de setembro, teremos mais uma edição do Passo a Paço, que estará com o símbolo do evento fechado para obras, mas ao ser reaberto dará para Manaus um importante espaço de cultura e de encontro com o passado”, destaca o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
O novo projeto museográfico será realizado pela empresa Magnetoscópio, vencedora por meio de licitação, considerada referência nacional pelo desenvolvimento de projetos como os dos museus da Língua Portuguesa e do Futebol, em São Paulo, e o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, como conta o diretor-presidente em exercício da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), José Augusto Cardoso.
“Esse será um presente do prefeito Arthur Virgílio Neto para a população de Manaus, que será entregue no aniversário da cidade. É um projeto que iguala o Paço da Liberdade aos grandes museus do país”, enfatiza José Cardoso. Ainda de acordo com o diretor-presidente em exercício, o local passará a ser referência, principalmente, como o patrimônio cultural que já é, por meio da história que carrega desde a sua fundação.