Ir para o conteúdo

O papa Francisco anunciou, na oração do Regina Coeli, deste domingo (29), quando a igreja católica festeja a Ascensão do Senhor, os novos cardeais que serão criados no Consistório, em 27 de agosto. Entre os novos cardeais estão os brasileiros Dom Leonardo Steiner, arcebispo metropolitano de Manaus, e Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília.

O Consistório é uma reunião, feita com todos os cardeais, inclusive os novos que foram anunciados durante evento deste domingo, no Vaticano, para dar assistência ao Papa nas suas decisões. Eles assessoram diretamente o papa em questões administrativas e econômicas, e se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo papa.

"Rezemos pelos novos cardeais - pediu o Santo Padre após o anúncio - para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de Bispo de Roma para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus", rezou o Papa Francisco.

Dom Leonardo Steiner foi nomeado arcebispo de Manaus em 27 de novembro de 2019. Considerado atualmente um dos mais experientes integrantes do episcopado brasileiro, dom Leonardo Steiner é o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, o que mostra um simbolismo do papa Francisco diante da preocupação com a questão ambiental. Dom Leonardo foi por duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e antes de ser arcebispo em Manaus, foi bispo-auxiliar de Brasília.

Durante o agravamento da pandemia de Covid-19 em Manaus, o religioso, à frente de um grupo de padres da Arquidiocese de Manaus, levou auxílio espiritual às famílias que perderam seus entes para o novo coronavírus, assegurando conforto no momento de despedida, no cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste.

De acordo com o Vatican News, entre os 21 novos cardeais, também estão o arcebispo de Dili (Timor Leste), dom Virgílio do Carmo da Silva, e o prefeito apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia), dom Giorgio Marengo, de apenas 48 anos, que será o mais jovem do Colégio Cardinalício.

Confira a lista dos novos cardeais.

1. Dom Arthur Roche – Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
2. Dom Lazzaro You Heung sik – Prefeito da Congregação para o Clero.
3. Dom Fernando Vérgez Alzaga L.C. – Presidente da Pontifícia Commisssão para o Estado da Cidade do Vaticano e Presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.
4. Dom Jean-Marc Aveline – Arcebispo Metropolita de Marselha (França).
5. Dom Peter Okpaleke – Bispo de Ekwulobia (Nigéria).
6. Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M. – Arcebispo Metropolita de Manaus (Brasil).
7. Dom Filipe Neri António Sebastião de Rosário Ferrão – Arcebispo de Goa e Damão (Índia).
8. Dom Robert Walter McElroy – Bispo de San Diego (EUA)
9. Dom Virgilio Do Carmo Da Silva, S.D.B. – Arcebispo de Dili (Timor Leste).
10. Dom Oscar Cantoni – Bispo de Como (Itália).
11. Dom Anthony Poola – Arcebispo de Hyderabad (Índia).
12. Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Brasília (Brasil).
13. Dom Richard Kuuia Baawobr M. Afr – Bispo de Wa (Gana).
14. Dom William Goh Seng Chye – Arcebispo de Singapura (Singapura).
15. Dom Adalberto Martínez Flores – Arcebispo Metropolita de Asunción (Paraguai).
16. Dom Giorgio Marengo, I.M.C. – Prefeito Apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia).

Publicidade BEMOL
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade UEA
Publicidade CREA-AM

Mais Recentes