Ir para o conteúdo

Paredão: Amazonas reduz em 75% roubos de veículos em quatro anos

Desde julho do ano passado, a ferramenta passou a ser utilizada, também, nas viaturas da PMAM e PC-AM em todo o estado

Os crimes de furto também apresentaram, em 2025, redução de 9% - Foto: Divulgação

Com o auxílio da tecnologia do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o Paredão, as Forças de Segurança do Amazonas reduziram, nos últimos quatro anos, em 75% os roubos de veículos no estado. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que essa redução chega a 90,1%, ao comparar os 587 casos registrados em 2025 com os números da série histórica de 5.975 contabilizados em 2011.

Dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM, os crimes de furto, também apresentaram, em 2025, redução de 9%. Além disso, o Ciesp registrou a localização de 1.409 veículos, a partir de ações integradas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil (PC-AM).

O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida lembrou a importância da ferramenta Paredão, implantada em 2021, pelo governador Wilson Lima. Conforme destacou, após a consolidação da tecnologia, os índices foram caindo ano após ano e com a ampliação para o interior, além de reduzir os números de roubo, irá auxiliar ainda mais as forças policiais na localização e recuperação de veículos.

“Temos aqui o resultado muito expressivo a partir do auxílio do Paredão, que tem sido uma aliada muito importante do nosso Sistema de Segurança Pública, mas claro que sem a expertise dos nossos policiais ela não traria esse resultado. Destaco, ainda, o brilhante trabalho da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e claro, a ação forte da nossa Polícia Militar”, destacou o secretário.

Reduções

O uso da tecnologia na segurança pública do Amazonas tem refletido positivamente na redução dos crimes patrimoniais. Somente entre janeiro e dezembro de 2025, os roubos de veículos registraram queda de 31% em comparação com 2024, alcançando o menor número da série histórica no estado.

Em relação aos últimos quatro anos, a partir da implantação do Paredão, em 2021, a queda foi ainda maior, chegando a 75%. Em números absolutos significa que o Amazonas caiu de 2.341 roubos para 587 no ano passado.

Os números reforçam a eficiência do Sistema Paredão, considerado um dos mais modernos do país, como aliado no combate à criminalidade.

Paredão

Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o Paredão conta com câmeras fixas instaladas em diversos pontos de Manaus, totens distribuídos pela cidade, câmeras embarcadas nas novas viaturas da PMAM e PC-AM, que atuam na capital e no interior do estado, além de equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial.

As câmeras de leitura automática de placas acopladas às viaturas da PMAM e PC-AM, lançadas pelo Governo do Amazonas em julho de 2025, auxiliaram nas ações ostensivas e de pronta-resposta, possibilitando a recuperação imediata de 85 veículos, sendo 72 em Manaus e 13 no interior do estado.

A ferramenta permite a transmissão das imagens em tempo real para o Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp). A partir do envio dos dados e confirmação de restrição, as equipes policiais mais próximas são acionadas para abordagem ou checagem do veículo.

Após a recuperação com o auxílio do Paredão, os carros e motocicletas são encaminhados para a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil, onde em seguida são devolvidos aos legítimos proprietários.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes