Com o auxílio da tecnologia do Cerco Inteligente de Videomonitoramento, o Paredão, as Forças de Segurança do Amazonas reduziram, nos últimos quatro anos, em 75% os roubos de veículos no estado. Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) mostram que essa redução chega a 90,1%, ao comparar os 587 casos registrados em 2025 com os números da série histórica de 5.975 contabilizados em 2011.
Dados do Centro Integrado de Estatística (Ciesp) da SSP-AM, os crimes de furto, também apresentaram, em 2025, redução de 9%. Além disso, o Ciesp registrou a localização de 1.409 veículos, a partir de ações integradas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Polícia Civil (PC-AM).
O secretário da SSP-AM, Vinícius Almeida lembrou a importância da ferramenta Paredão, implantada em 2021, pelo governador Wilson Lima. Conforme destacou, após a consolidação da tecnologia, os índices foram caindo ano após ano e com a ampliação para o interior, além de reduzir os números de roubo, irá auxiliar ainda mais as forças policiais na localização e recuperação de veículos.
“Temos aqui o resultado muito expressivo a partir do auxílio do Paredão, que tem sido uma aliada muito importante do nosso Sistema de Segurança Pública, mas claro que sem a expertise dos nossos policiais ela não traria esse resultado. Destaco, ainda, o brilhante trabalho da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e claro, a ação forte da nossa Polícia Militar”, destacou o secretário.
Reduções
O uso da tecnologia na segurança pública do Amazonas tem refletido positivamente na redução dos crimes patrimoniais. Somente entre janeiro e dezembro de 2025, os roubos de veículos registraram queda de 31% em comparação com 2024, alcançando o menor número da série histórica no estado.
Em relação aos últimos quatro anos, a partir da implantação do Paredão, em 2021, a queda foi ainda maior, chegando a 75%. Em números absolutos significa que o Amazonas caiu de 2.341 roubos para 587 no ano passado.
Os números reforçam a eficiência do Sistema Paredão, considerado um dos mais modernos do país, como aliado no combate à criminalidade.
Paredão
Coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o Paredão conta com câmeras fixas instaladas em diversos pontos de Manaus, totens distribuídos pela cidade, câmeras embarcadas nas novas viaturas da PMAM e PC-AM, que atuam na capital e no interior do estado, além de equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial.
As câmeras de leitura automática de placas acopladas às viaturas da PMAM e PC-AM, lançadas pelo Governo do Amazonas em julho de 2025, auxiliaram nas ações ostensivas e de pronta-resposta, possibilitando a recuperação imediata de 85 veículos, sendo 72 em Manaus e 13 no interior do estado.
A ferramenta permite a transmissão das imagens em tempo real para o Centro Integrado de Análise de Imagens de Segurança Pública (Ciaisp). A partir do envio dos dados e confirmação de restrição, as equipes policiais mais próximas são acionadas para abordagem ou checagem do veículo.
Após a recuperação com o auxílio do Paredão, os carros e motocicletas são encaminhados para a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), da Polícia Civil, onde em seguida são devolvidos aos legítimos proprietários.