O mês de maio chegou trazendo melhorias no sistema de atendimento na rede pública de saúde no município de Presidente Figueiredo. A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), não vão mais precisar se deslocar até a sede do município para agendar consultas com especialistas ou exames.
A prefeita Patrícia Lopes iniciou a implantação do Sistema de Regulação Municipal (Sisreg Municipal), permitindo que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que utilizam a rede municipal de Saúde, possam agendar consultas com especialista e marcar exames, na própria Unidade Básica de Saúde (UBS) onde recebe atendimento, seja sede ou na zona rural do município.
Com a implantação do Sisreg municipal, Presidente Figueiredo se torna o primeiro município do interior do Amazonas a gerenciar e regular a marcação de consultas, exames e procedimentos médicos, do sistema de regulação.
O Sisreg Municipal começou a funcionar nesta terça-feira (02/05), nas sete UBSs da sede e também nas UBSs Graça Brasileiro (km 126 da BR 174) e Maria Imelde de Souza Araújo (Km 50 da AM 250 – Estrada de Balbina), as duas na zona rural do município.
“A partir de agora, quando sair do atendimento nas unidades da rede municipal de saúde, o cidadão de Presidente Figueiredo, não precisa mais esperar até o outro dia para marcar exame ou a consulta com o especialista. Ao sair do consultório, ele poderá ir até a recepção da UBS e já deixar agendado o novo atendimento”, explica a secretária municipal de Saúde, Mariane Abreu.
A secretaria destaca que a implantação do Sisreg Municipal vai reduzir o tempo de espera e também evitar que nosso usuário tenha despesas no deslocamento até a sede para marcar uma consulta com especialista ou marcar um exame.
Antes, tínhamos só duas UBSs fazendo a marcação de consultas e exames e, a partir de agora, serão 14 unidades. O Sisreg Municipal já está funcionando em dez UBSs, na sede e na zona rural, mas, em breve, estará em todas”, afirma.
As guias de autorização de internação hospitalar também serão geradas no próprio município, sob a coordenação de um médico regulador. De acordo com a secretária, assim que for processada a primeira regulação de uma cirurgia eletiva, na rede municipal, para um hospital de Manaus, Presidente Figueiredo vai se tornar o primeiro município, na história do SUS no Amazonas, a realizar este procedimento.
Com o pioneirismo da implantação do Sisreg municipal, o município de Presidente Figueiredo chamou atenção do Ministério da Saúde (MS) que elegeu a Terra das Cachoeiras para ser “modelo” em outro programa da rede atenção básica de saúde, que integra o sistema de regulação de exames e consultas, com o prontuário eletrônico do paciente.