O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em novo pronunciamento nesta quarta-feira, 13/01, voltou a dizer que a vacina contra a Covid-19 será entregue ao mesmo tempo para todos os estados do Brasil. “Vamos vacinar em janeiro e Manaus será também a primeira a ser vacinada, ninguém receberá a vacina antes de Manaus. A vacina será distribuída, simultaneamente, em todos os estados e Manaus terá essa prioridade também”, reafirmou Pazuello, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul.
De acordo com o ministro, o Governo Federal está aguardando o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para distribuir a vacina aos estados. Duas devem ser liberadas e serão aplicadas em um primeiro momento em 8 milhões de pessoas
Segundo o calendário de vacinação do Ministério da Saúde, a partir de janeiro, a Coronavac, do Instituto Butantan e a Astrazeneca, da Fiocruz devem começar a imunizar os brasileiros contra a Covid-19.
Tratamento
Pazuello apontou a falta de tratamento precoce da Covid-19 como um dos principais fatores para o aumento de casos da doença, principalmente, na capital Manaus.
Durante visita a Unidades Básicas de Saúde (UBS), o ministro e a equipe dele identificaram que nem todas as unidades municipais atendem casos de covid e que o atendimento precoce é negligenciado.
“Nós não tivemos foco no atendimento primário, em Manaus. Das mais de uma centena de UBS’s, 18 UBS’s atendem a triagem para covid, deveriam ser todas!”, afirmou o ministro. “Não há o foco no diagnóstico clínico do médico inicial e não há o foco no tratamento orientado pelo médico de forma precoce”, complementou.