A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 47ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Nova Olinda do Norte (a 135 quilômetros de Manaus), com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Guarda Civil Municipal (GCM), deflagrou a Operação Argos, voltada ao combate ao narcotráfico no município.
Segundo o delegado Bruno Rafael, a ação teve início com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em uma área conhecida como Conjunto da Caixa, localizada na estrada do Curupira, em Nova Olinda.
“A operação é resultado de semanas de investigação conduzidas pelas forças de segurança, que empregaram novas técnicas investigativas, culminando na representação da autoridade policial pelo cumprimento das ordens judiciais”, afirmou o delegado.
Durante as diligências, as equipes apreenderam grande quantidade de entorpecentes, entre eles, pasta base de cocaína e maconha do tipo skunk, além de cadernos de anotações com nomes e valores ligados ao tráfico, quatro balanças de precisão, invólucros para embalo de drogas, dinheiro em espécie, máquina de cartão, moedas, aparelhos celulares, três motocicletas e três televisores.
A operação recebeu a denominação Argos, em alusão a Argos Panoptes, figura da mitologia grega conhecida como o “gigante de cem olhos”, símbolo da vigilância permanente e da capacidade de observar todos os movimentos ao redor.