Ir para o conteúdo

Operação desarticula organização que atuava no tráfico de drogas em Caapiranga

Operação Cará de Ferro, que resultou na prisão de quatro integrantes de uma organização criminosa

Material apreendido com os suspeitos - Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 32ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Caapiranga (a 134 quilômetros de Manaus) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), deflagrou, na terça-feira (07/10), a Operação Cará de Ferro, que resultou na prisão de quatro integrantes de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, além do cumprimento de oito mandados de busca e apreensão.

A ação teve como objetivo desarticular o esquema criminoso e enfraquecer a atuação do tráfico de drogas no município. Durante a operação, foram apreendidos entorpecentes tipo maconha skunk, oxi e cocaína, uma pistola calibre 9mm de origem turca, mais de R$ 6 mil em espécie, balanças de precisão, aparelhos celulares e dois veículos pertencentes ao líder do grupo criminoso.

Em coletiva de imprensa, o delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, destacou que foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, entre eles o de uma mulher responsável pelo núcleo logístico da organização. Os demais presos pertencem ao núcleo armado do grupo.

“Foi uma operação bem-sucedida. Essa ação foi solicitada e conduzida a partir de uma investigação muito bem feita pela Polícia Civil. Como resultado, tivemos a apreensão de drogas, armas, dinheiro em espécie, além de uma embarcação, uma motocicleta e, o que mais chamou atenção, uma pistola de origem turca, arma que ainda não tínhamos identificado em operações anteriores”, relatou o delegado.

O diretor do DPI ressaltou que esta é apenas a primeira fase da operação. Outras ações serão realizadas com o objetivo de prender os demais integrantes e garantir mais paz e tranquilidade à população.

“A droga provavelmente vinha de Manaus, passando por Manacapuru até chegar a Caapiranga, onde abastecia o comércio local”, explicou Mavignier.

O delegado Claudenor Medeiros afirmou que a operação representa um marco importante para a segurança pública de Caapiranga, pois desarticulou lideranças do tráfico que vinham causando medo e insegurança à população.

“A partir de agora, a cidade pode viver com mais tranquilidade e confiança, sabendo que a Polícia Civil está presente, atuando de forma firme e constante, e demonstrando que não há espaço para a criminalidade”, destacou Medeiros.

Dois dos infratores já haviam sido presos anteriormente pelo crime de tráfico de drogas.

Agora todos foram conduzidos à unidade policial, eles passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.

Procurado
A Polícia Civil divulga a imagem de Edivaldo Lima Costa, conhecido como “Straik”, que pertence ao grupo criminoso e está foragido. A população pode realizar denúncias pelos números 197 ou (92) 3667-7575, da Polícia Civil, e 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes