Robson José dos Santos Reis foi preso nesta sexta-feira (29), por pedofilia virtual e armazenamento de conteúdo pornográfico infantil. Na ocasião, também foi apreendido o aparelho celular do infrator com vários vídeos e fotos de crianças.
Conforme o delegado Antônio Rondon, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), a Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) solicitou apoio da unidade especializada para localizar o homem, pois foi constatado que o indivíduo estaria praticando a ação delituosa naquele estado, por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens.
“As investigações iniciaram após a situação de uma vítima de nove anos de idade, no Espírito Santo. Com a apreensão, durante vistoria no celular, foram identificadas mais de 15 meninas diferentes. Muitos vídeos e fotografias, mas não conseguimos localizar o paradeiros destas vítimas”, afirmou o delegado.
Rodon explicou que para chegar até as vítimas, o suspeito criava perfis falsos na plataforma do Instagram e iniciava uma conversa. As vítimas tinham entre 9 e 11 anos. “Durante o depoimento, ele comentou que fazia isso há três anos. Com o perfil falso, se passando por uma menina, mandava um direct e conversava com as vítimas. Essas conversas duravam vários dias, para obter um certo nível de confiança. Logo depois, ele pedia fotos e mandava fotos dele, se passando por um tio”.
Robson foi autuado em flagrante e será encaminhado para audiência de custódia. Foi instaurado um processo no Amazonas e no Espírito Santo.