A eleição para o governo do Amazonas está acirrada. A mais recente pesquisa, do Instituto de Consultoria em Ensino e Pesquisas do Amazonas (ICEPAM), aponta diferença 3,4% das intenções de voto entre Wilson Lima (União Brasil) e Amazonino Mendes (Cidadania).
Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de possíveis candidatos, Amazonino aparece com 29,5% das intenções de voto contra 26,1% de Wilson Lima.
Em seguida aparece Eduardo Braga (MDB) com 17,3%, Ricardo Nicolau (Solidariedade) com 4,9%, Carol Braz (PDT) com 3,4%; e Henrique Oliveira (Podemos), com 2,6%.
Brancos e nulos representam 10,9% das intenções e não sabe dizer 5,3%.
A margem de erro é de 2,23%, com intervalo de confiança de 95%.
Presidente
A pesquisa também analisou o cenário eleitoral para presidente da república e confirma o favoritismo do ex-presidente Lula (PT) no Amazonas. O candidato lidera a pesquisa disparado com 48,4% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 30,5%.
Em terceiro lugar os eleitores apontaram Ciro Gomes (PDT) com 4,3% das intenções e Simone Tebet (PSDB) com 2,3%. Já brancos e nulos representam, 8,1%,. Já os eleitores que não souberam dizer em que votar, 6,4%
Pesquisa
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AM-08346/2022 e realizada entre os dias 26 de maio e 1º de junho. No total foram ouvidas 1.928 pessoas, em Manaus e em sete municípios do Amazonas: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Coari, Tefé, Iranduba e Rio Preto da Eva.