O senador Omar Aziz (PSD) lidera em dois cenários de intenção de votos para o Governo do Amazonas nas Eleições de 2026. Os dados constam na pesquisa do Instituto de Estudos Avançados em Pesquisa e Estatística (Census), divulgada na manhã desta quarta-feira (14/5).
De acordo com o levantamento, Omar aparece com 30% da preferência dos eleitores, enquanto Maria do Carmo (PL) tem 21%. O vice-governador Tadeu de Souza (Avante) aparece com 14%. Branco/Nulo são 15% e 17% não souberam ou não responderam.
Em outro cenário, o senador aparece com 28% dos votos, empatado com o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que já sinalizou diversas vezes que não disputará o Executivo Estadual e apoia a candidatura de Omar a governador. Nesse contexto, Maria do Carmo tem 19%, brancos/nulos são 15% e 10% não souberam ou não quiseram responder.
Senado
O levantamento também questionou os eleitores sobre as duas vagas ao Senado que estarão em disputa no próximo pleito.
Para primeiro voto o deputado federal Alberto Neto (PL) lidera as intenções, com 34%, em seguida aparece o senador Eduardo Braga (MDB), 25%;
Na lista também são citados o ex-deputado Marcos Rotta (Avante),11%; o senador Plínio Valério (PSDB), 8%; o governador Wilson Lima (União Brasil), 10%; e o ex-deputado federal Marcelo Ramos, 5%.
Já para segundo voto, Braga lidera, com 15% sendo seguido por Marcelo Ramos, 12%; Alberto Neto, 11%; Marcos Rotta, 11%; Plínio, 11% e Wilson Lima, 7%. Considerando a intenção de votos para as duas vagas, brancos e nulos totalizam 11% e não souberam ou não responderam 30%.

Presidência da República
Na disputa presidencial, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece na liderança com 33% das intenções de voto em Manaus, seguida pelo presidente Lula (PT), com 31%.
Ciro Gomes aparece em terceiro com 7%, enquanto Tarcísio de Freitas (5%) e Eduardo Leite (2%) também são citados Outros 9% afirmaram que pretendem votar em branco ou anular, e 12% não souberam ou preferiram não responder.
Sobre a pesquisa
A pesquisa entrevistou 1.500 eleitores, por meio de um questionário eletrônico em dispositivos móveis, entre os dias 7 e 10 de maio em Manaus. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A amostra foi estratificada por zona geográfica, sexo, idade, escolaridade e nível econômico.