Uma nova pesquisa do Instituto Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (17/12), aponta que 47% dos brasileiros se posicionam contrários ao PL da Dosimetria. Segundo levantamento, 24% são favoráveis à redução das penas, 19% são a favor de penas ainda maiores e 10% não souberam responder.
O projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados, altera regras de progressão de pena e tem sido objeto de divergências políticas e jurídicas. O texto, que define critérios de tempo mínimo de cumprimento de pena para fins de progressão de regime, está previsto na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, mas enfrenta resistência de parte dos parlamentares e pode ter sua votação adiada para 2026.
A pesquisa revelou ainda que 53% dos brasileiros não sabia da aprovação do projeto de lei que reduz as penas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros presos no 8 de Janeiro. Outros 47% estavam cientes do aval positivo da Câmara para a proposta.
O levantamento foi realizado entre 11 e 14 de dezembro, com brasileiros acima dos 16 anos e 2.004 pessoas. A margem de erro estimada é de 2 pontos percentuais.