Ir para o conteúdo

Pesquisa Quaest: 53% aprovam Lula agir com reciprocidade a tarifaço de Trump

Para 55% dos entrevistados, Lula provocou Trump ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro

Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump - Fotos: Reuters

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16/7) mostra que a maioria dos brasileiros aprova medidas de reciprocidade do governo Lula (PT) contra o "tarifaço" de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O levantamento questionou os 2.004 pessoas presencialmente, entre os dias 10 e 14 de julho, sobre diversos pontos relacionados à nova alíquota anunciada por Trump. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Para 53% dos entrevistas, Lula está certo em reagir com reciprocidade às tarifas. Contudo, 39% acreditam que o presidente está errado. Já 30% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acham que Lula está certo. Outros 64% acreditam que o presidente está errado.

Para 72% dos brasileiros, Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por acreditar que há uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fala de Lula nos Brics
Em relação às críticas de Lula a Trump no encontro do Brics, 55% acreditam que o chefe do Executivo brasileiro provocou o presidente dos EUA. Outros 31% discordam e 14% não souberam ou não quiseram responder.

A fala de Lula aconteceu durante o encerramento da Cúpula, em meio às ameaças de Trump de aumentar tarifas de países do grupo.

Publicidade Águas de Manaus
Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade Parintins
Publicidade UEA

Mais Recentes