Ir para o conteúdo

Pesquisa Quaest: 53% aprovam Lula agir com reciprocidade a tarifaço de Trump

Para 55% dos entrevistados, Lula provocou Trump ao criticá-lo durante a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro

Os presidentes do Brasil, Lula, e dos Estados Unidos, Donald Trump - Fotos: Reuters

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (16/7) mostra que a maioria dos brasileiros aprova medidas de reciprocidade do governo Lula (PT) contra o "tarifaço" de 50% anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O levantamento questionou os 2.004 pessoas presencialmente, entre os dias 10 e 14 de julho, sobre diversos pontos relacionados à nova alíquota anunciada por Trump. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Para 53% dos entrevistas, Lula está certo em reagir com reciprocidade às tarifas. Contudo, 39% acreditam que o presidente está errado. Já 30% dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acham que Lula está certo. Outros 64% acreditam que o presidente está errado.

Para 72% dos brasileiros, Trump está errado ao impor taxas ao Brasil por acreditar que há uma perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Fala de Lula nos Brics
Em relação às críticas de Lula a Trump no encontro do Brics, 55% acreditam que o chefe do Executivo brasileiro provocou o presidente dos EUA. Outros 31% discordam e 14% não souberam ou não quiseram responder.

A fala de Lula aconteceu durante o encerramento da Cúpula, em meio às ameaças de Trump de aumentar tarifas de países do grupo.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade ATEM
Publicidade UEA

Mais Recentes