Quatro carretas contendo aproximadamente 60 m³ de madeira serrada, foram apreendidas pela polícia federal (PF), nesta quarta-feira (10), em fiscalização de rotina no Porto de Trairi. As cargas apreendidas tinham como suposto destino a região nordeste do País.
De acordo com informações da PF, durante a ação, os policiais identificaram informações incompatíveis nos documentos apresentados com as carretas e as respectivas cargas, inclusive sobre o tipo de material, a origem dele e o destino.
Segundo a PF, após a observação dos indícios de falsidade ideológica e possíveis crimes ambientais, a documentação, a carga de madeira e os caminhões foram apreendidos e os fatos serão investigados pela PF em devido inquérito policial.
Ainda segundo a PF, o modo de agir, verificado no caso, sugere uma tentativa das organizações criminosas de desviarem da fiscalização da PF nos portos da cidade, realizada com os objetivos de prevenir o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica e os danos ambientais decorrentes desse crime, bem como de reprimir o tráfico de madeira da região.
Segunda apreensão em menos de uma semana
Uma ação da PF semelhante a esta ocorreu no último sábado (06) no Porto de Manaus, quando dois caminhões foram apreendidos, juntamente com 81,62 m³ de madeira serrada. A carga, oriunda de Iranduba/AM, teria como destino o Estado do Piauí.
Fonte: Portal D24AM