A Polícia Federal apreendeu 51,4 quilos de ouro, uma arma e munições dentro de um avião de pequeno porte no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Cantanhede, na manhã desta terça-feira (2). A aeronave chegou à capital vinda de Itaituba, no Pará. As informações são do G1.
Durante a operação, foram presos: o piloto Armando Palla Júnior, de 57 anos; o sargento aposentado do Exército, João Heriberto Ferreira dos Santos, de 55 anos; e o empresário Rychael Castro Gonçalves, de 32 anos. Um adolescente de 17 anos também foi apreendido.
O material estava dividido em 54 barras e avaliado em R$ 36,8 milhões, de acordo com a cotação atual do Banco Central (BC).
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave foi flagrada realizando transporte clandestino de passageiros e cargas. Além da prisão, o piloto teve habilitações suspensas e o avião foi apreendido pela agência reguladora. Inicialmente, a aeronave pousaria na pista da Fazenda Timbó, mas mudou a rota, o que levantou suspeita.
Em nota, a defesa do piloto Armando Palla informou que ele "colaborou com as autoridades, prestou todas as informações solicitadas e não possui qualquer antecedente relacionado a crimes ambientais, de usurpação de bem da União ou associação criminosa."
"A tentativa de equiparar o simples exercício da função de piloto à liderança ou participação em organização criminosa é indevida e será firmemente contestada nas instâncias próprias", destacou, acrescentando que "não houve qualquer pouso clandestino."
A defesa de Rychael e João Heriberto informou "que não são verdadeiras as acusações contra eles e que se manifestará somente nos autos."
Em quatro meses, a ação desta terça foi a quinta apreensão de ouro em Roraima. Antes, foram outras quatro: 103 kg em 4 de agosto, 11,6 kg em 10 de outubro, 37,4 kg em 20 de outubro e 10,2 kg em 22 de outubro.
A apreensão foi uma ação conjunta da PF, da Anac e da Casa de Governo, órgão federal que atua no combate a garimpos ilegais.