A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (24/9), em Manaus a Operação "Submundo Digital", com o objetivo de cumprir um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão contra investigado responsável pela divulgação de vídeos com conteúdo racista, discriminatório, injurioso e ameaçador, veiculados por meio da internet.
De acordo com a PF, investigação revelou que o usuário que realizava "publicações de mídias em uma plataforma online gratuita, que continham ofensas graves à honra, à dignidade humana e à integridade de autoridades públicas, servidores públicos, membros das forças de segurança e do sistema de justiça".
Durante a deflagração da operação, além do cumprimento da prisão preventiva, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, que serão submetidos à perícia técnica. "As investigações prosseguem com a análise do material coletado e o rastreamento das conexões utilizadas para a disseminação dos conteúdos ilícitos", diz trecho da nota da polícia.
O investigado poderá responder pelos crimes de racismo, injúria racial, injúria, difamação, ameaça e incitação ao crime, cujas penas somadas podem chegar a 16 anos de reclusão.