Uma operação conjunta da Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Força Nacional de Segurança Pública foi realizada para combater o garimpo ilegal dentro do Parque Nacional dos Campos Amazônicos, área de proteção integral localizada entre os estados do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Ação foi divulgada neste domingo (13/04).
Batizada de Operação Murus Viridis, a ação resultou na destruição de seis escavadeiras hidráulicas, três caminhões, nove motores bombas, três motocicletas e seis caixas separadoras. Ao todo, 16 barracões de garimpo foram desmobilizados, além da apreensão de cerca de 8 mil litros de óleo diesel e uma antena de internet via satélite (Starlink), usada para comunicação nos acampamentos ilegais.
A operação teve como foco a retirada de estruturas utilizadas na atividade ilegal, além da preservação ambiental. Segundo a Polícia Federal, também foram realizadas diligências para coleta de informações que devem subsidiar investigações futuras, com o objetivo de identificar os responsáveis pelo financiamento e comando das atividades de garimpo na região.
A ação faz parte de uma estratégia mais ampla de enfrentamento à criminalidade ambiental na Amazônia Legal, com foco na interrupção da cadeia logística e financeira do garimpo, na desarticulação de organizações criminosas e na proteção de comunidades tradicionais e ecossistemas sensíveis.