Ir para o conteúdo
Políciapftjam

PF faz buscas no gabinete de desembargador suspeito de fraude no AM

Por volta das 8h, os agentes chegaram à sede do TJAM onde cumprem mandados de busca e apreensão em desfavor do desembargador Elci Simões

Operação ocorre após o afastamento cautelar do desembargador Elci Simões e do juiz Jean Pimentel

A Polícia Federal (PF) realizou buscas, nesta segunda-feira (24/02), no gabinete do desembargador Elci Simões, localizado na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A operação ocorre após o afastamento cautelar de Simões e do juiz Jean Pimentel, determinado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As informações são do G1 Amazonas.

Segundo o CNJ, o afastamento de ambos foi decidido com base em uma denúncia formal contra os magistrados. A Eletrobras  alegou que eles podem ter cometido irregularidades, como autorizar documentos que possibilitaram a retirada de quase R$ 150 milhões da empresa.

Por volta das 8h, os agentes chegaram à sede do TJAM onde cumprem mandados de busca e apreensão em desfavor de Simões. Desde o afastamento de Elci, o gabinete foi interditado por determinação do CNJ.

Afastamento de juiz e desembargador

O CNJ ressaltou que a decisão foi tomada devido à rapidez excessiva no processo, que não condizia com o volume de trabalho da Vara Única. Para o ministro Campbell Marques, o juiz agiu sem a devida cautela ao avaliar a validade dos documentos, seu conteúdo e a legitimidade dos beneficiários.

"O comportamento dos envolvidos causa sérios danos à imagem do Poder Judiciário do Amazonas, principalmente por sugerir possíveis violações da imparcialidade e igualdade que devem ser garantidas aos julgadores. Por isso, o afastamento cautelar dos magistrados é essencial", afirmou o ministro.

A Corregedoria Nacional também ordenou o bloqueio dos acessos dos dois magistrados aos sistemas do Tjam. Além disso, os equipamentos de trabalho do desembargador e do juiz da titular da Vara Única da Comarca de Presidente Figueiredo foram lacrados para perícia e coleta de dados, com o objetivo de dar continuidade à investigação da reclamação disciplinar.

Publicidade BEMOL
Publicidade TCE
Publicidade UEA

Mais Recentes