A Polícia Federal (PF) prendeu nessa segunda-feira (1º/9) três pessoas em Manaus suspeitas de integrar uma esquema de tráfico internacional de drogas. A operação, batizada de "Venenum Transit", investiga grupo que recrutava viajantes, conhecidos como "mulas", para levar cápsulas de cocaína para Europa.
Os mandados de prisão preventiva e busca foram expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas (SP), onde a investigação começou após a prisão em flagrante de uma jovem em novembro de 2024. Ela tentou embarcar para Paris com 1 quilo de cocaína no estômago, passou mal e foi presa no Aeroporto de Viracopos.
Segundo a PF, os presos em Manaus, um homem e duas mulheres, atuavam como aliciadores e organizadores das viagens. Eles recrutavam pessoas dispostas a engolir grandes quantidades de droga, colocando a vida dos transportadores em risco.
De acordo com a Polícia Federal, o grupo tem ligação com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação busca identificar os chefes da rede criminosa, e a suspeita é de que mais de 30 pessoas estejam envolvidas.
Os suspeitos vão responder por tráfico internacional, associação para o tráfico e falsidade documental. As penas podem ultrapassar 35 anos de prisão.
Sobre a operação
O nome da operação, Venenum Transit, faz referência ao método usado pela quadrilha: transportar droga como um “veneno passageiro” dentro do corpo humano
Segundo a PF, esta é a oitava operação de 2025 voltada a desmontar esquemas de tráfico por aeroportos brasileiros. Desde 2023, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão.